O campeão FC Porto venceu este sábado o Estoril Praia, por 2-0, batendo o recorde de pontos do campeonato. Os dragões fecharam assim a 34.ª e última jornada da I Liga com 91 pontos, mais três do que o anterior máximo.
Em 2015/16, o Benfica terminou o campeonato com 88 pontos, os mesmos que o FC Porto conseguiu no primeiro título de Sérgio Conceição, em 2017/18.
Os dragões, que se sagraram campeões na jornada anterior ao vencer o Benfica na Luz, receberam este sábado o troféu da prova pelas mãos de Helton, ex-guarda-redes portista.
🏆Aí vem a nossa Taça, nas mãos do grande Helton e com a companhia de dois adeptos que simbolizam o nosso imenso #MarAzul💙#FCPorto #CAMP30ES pic.twitter.com/eGjW1ffqGz
— FC Porto (@FCPorto) May 14, 2022
Os adeptos portistas não arredaram pé do recinto após o jogo, esperando quase uma hora para que a cerimónia de entrega do troféu fosse feita no centro do relvado.
Todos os jogadores do plantel que somaram minutos nesta conquista foram chamados, individualmente, a uma estrutura montada no tapete verde. Elementos como Pepe, Zaidu, Taremi ou Otávio foram dos mais saudados pelos adeptos.
No “desfile” até ao palco montado no relvado, Sérgio Conceição colocou ao peito de Pinto da Costa uma das medalhas de campeão, num gesto que deixou o dirigente visivelmente emocionado.
Aquele abraço entre #CAMP30ES 💙 pic.twitter.com/nCrQ62pKDE
— FC Porto (@FCPorto) May 14, 2022
No final da cerimónia, a equipa deu uma volta pelo relvado do Dragão.
Sérgio Conceição: “Dedico o título à minha família e aos meus falecidos pais”
Ainda no relvado, em declarações à SIC, o treinador do FC Porto dedicou o 30.º título à família e aos pais, “que estão sempre comigo e sofreram muito para criar e educar oito irmãos”.
Sérgio Conceição assumiu ainda que este título “é especial”, depois de um campeonato em que os azuis e brancos sofreram apenas uma derrota.
Questionado sobre a sua permanência no clube, volta a reafirmar que ainda tem “dois anos de contrato”, mas que agora quer dedicar-se à final da Taça de Portugal.
Depois da festa no Dragão, os campeões nacionais seguiram para a Câmara Municipal do Porto, onde foram recebidos por Rui Moreira. O presidente do clube, Pinto da Costa, foi homenageado e recebeu a chave da cidade.
“Há momentos em que não é preciso muitas palavras, chegou o momento de a nossa equipa ir lá acima [à varanda dos Paços do Concelho], tranquilamente, celebrar com os nossos adeptos. Parabéns a todos, Pepe, Sérgio [Conceição]”, afirmou Rui Moreira.
O momento em que os campeões nacionais subiram à varanda da Câmara Municipal do Porto
A equipa subiu de seguida à varanda dos Paços do Concelho para festejar com os adeptos o 30.º título, onde, em uníssono, se fez ouvir o hino do clube.
Pinto da Costa agradece aos adeptos e fala em “alegria enorme”
Na varanda da Câmara Municipal do Porto, depois de ter sido homenageado com a chave da cidade, o presidente dos dragões fez questão de deixar um agradecimento especial aos adeptos.
“Fico muito contente por poder contribuir para que tenham esta noite de felicidade incrível. (…) Que saibam que todos nós FC Porto trabalhamos a pensar neles, a pensar nesta noite, todos os anos, e vamos fazer tudo para que isto se repita muitas vezes”, afirmou.
Rúben Semedo e Manafá assumem controlo do microfone da SIC
Durante os festejos do título na noite deste sábado, o portista Rúben Semedo tirou o microfone ao repórter da SIC que acompanhou o plantel no autocarro até aos Aliados para entrevistar alguns colegas.
O momento foi depois reproduzido por Manafá, que também entrou na brincadeira.
Pepe: “Comemoro [o título] como se fosse o primeiro”
Pepe afirmou este sábado, depois do último jogo do FC Porto no campeonato, que esta época foi “muito dura” e que comemora mais um título “como se fosse o primeiro.
“Sagrarmo-nos campeões é sempre muito especial, fica marcado na nossa carreira e na nossa memória”, afirmou em entrevista à SIC.
Questionado sobre qual o momento da época mais importante, afirma que foram os jogos com o Benfica, dado o “nível de competitividade”. Sobre a chave para a união da equipa, diz ter-se tratado da “humildade”.
“O mais importante foi sempre o grupo e o que o treinador nos pedia”, afirma.
Francisco Conceição: “É um sonho realizado, mas não quero ficar por aqui”
Francisco Conceição, de 19 anos, assumiu este sábado, em entrevista à SIC, que o objetivo é conquistar mais títulos com a camisola do FC Porto. Sobre o 30.º título do clube, o filho do treinador portista diz ser um sonho realizado.
“Era um objetivo meu, sabia que era muito difícil, mas graças ao meu trabalho pude ser campeão pelo meu clube. É um sonho realizado, mas não quero ficar por aqui”, afirmou.
Sobre a época que terminou este sábado, o jovem de 19 anos disse ter sido de “muito trabalho” e “muitos sacrifícios”.
Veja aqui o resumo da partida:
Um autogolo de Joãozinho colocou os dragões na frente do marcador. Fernando Andrade fez o segundo, aos 88 minutos, estreando-se a marcar no campeonato.