Vitinha é um dos jogadores das camadas jovens do FC Porto que chegou à equipa principal e se tornou uma peça importante na conquista portista do 30.º título de campeão nacional.
Vítor Ferreira, conhecido como Vitinha no mundo do futebol, nasceu em Santo Tirso em 13 de fevereiro de 2000.
Vitinha ingressou no FC Porto com 11 anos e foi passando por todos os escalões de formação dos “dragões”, onde pelo meio esteve emprestado ao Padroense.
A CONQUISTA DA UEFA YOUTH LEAGUE
Em 2019, o médio fez parte da equipa Sub-19 do FC Porto que conquistou a UEFA Youth League (Liga Jovem da UEFA). Vitinha foi suplente utilizado frente ao Chelsea e levantou o troféu de vencedor da edição de 2018/19.
A ESTREIA COM A CAMISOLA PRINCIPAL
Vitinha estreou-se com a camisola principal dos “dragões” com 19 anos. No dia 14 de janeiro de 2020, o médio saiu do banco de suplentes aos 85 minutos para participar na partida com o Varzim, para a Taça de Portugal. Nessa mesma data também pisou pela primeira vez o relvado do Estádio do Dragão com a camisola principal.
O jovem fez parte do plantel que conquistou a I Liga Portuguesa em 2019/20. Vitinha participou em oito jogos do FC Porto no campeonato.
UM EMPRÉSTIMO QUE PODIA TER MUDADO O RUMO
Na época seguinte, em 2020/21, seguiu-se um empréstimo ao Wolverhampton, com uma cláusula de opção de compra fixada nos 20 milhões de euros. Vitinha fez 22 jogos ao serviço do clube inglês, com 19 deles na I Liga Inglesa, a famosa “Premier League”.
Apesar da sua presença assídua nas contas do treinador português Nuno Espírito Santo, o Wolverhampton não acionou a cláusula no final da época e sendo assim, o médio regressou a Portugal.
Com o seu regresso ao FC Porto, Vitinha foi crescendo e ganhando maior importância para Sérgio Conceição ao longo da temporada.
O médio criativo dos “dragões” alcançou a titularidade e tornou-se num dos jogadores mais influentes no estilo de jogo implementado pelo técnico portista.
Vitinha beneficiou do “afastamento” de Sérgio Oliveira do lote principal de Sérgio Conceição, e da consequente saída para a Roma no mercado de inverno, para se impor na equipa principal.
Apesar do jovem não ter marcado muitos golos ou não ter feito muitas assistências, é um dos “motores” da formação “azul e branca” e um dos jogadores mais criativos do campeonato.
TRÊS TÍTULOS CONQUISTADOS COM SÉRGIO CONCEIÇÃO
Vitinha acaba de conquistar o seu terceiro título no FC Porto, desde que foi lançado por Sérgio Conceição.
TÍTULOS NA EQUIPA PRINCIPAL DO FC PORTO
- 2 – I Liga Portuguesa (2019/20 e 2021/22)
- 1 – Taça de Portugal (2019/20)
O MIÚDO “24 MILHÕES”
Vitinha afirmou-se esta temporada como um dos jogadores mais influentes dos “dragões”. O médio é uma das “pérolas” do Olival, tem um valor de mercado estipulado nos 24 milhões de euros e uma cláusula de rescisão de 40 milhões.