Pelo menos seis pessoas morreram espezinhadas ao tentar entrar no estádio de Olembé, onde jogava a seleção nacional de Camarões contra o Comores. 40 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital de Messassi.
“Alguns dos feridos estão em condições de desespero”, disse à AP uma enfermeira. “Vamos ter de os transferir para um hospital especializado.”
As mortes e ferimentos aconteceram antes do jogo começar, quando uma multidão tentava entrar no estádio para assistir aos oitavos de final da Taça das Nações Africanas. Segundo fontes oficiais do torneio, cerca de 50 mil pessoas tentaram entrar no estádio.
Apesar de ter capacidade para 60 mil espetadores, o estádio estava preparado para ter receber apenas 80% da sua lotação total devido às restrições associadas à pandemia.
A seleção nacional dos Camarões – país anfitrião do torneio – apurou-se para os quartos de final da Taça das Nações Africanas ao vencer Comores por 2-1. A equipa vai agora enfrentar a Gâmbia, no próximo sábado, por um lugar na meia final.