Economia

Walmart e EDP Renováveis fecham três contratos de energia eólica

Jose Cabezas

A norte-americana Walmart e a EDP Renováveis fecharam três contratos de compra e venda de energia eólica, que permitirão a construção de três novos parques eólicos de grande escala nos estados do Illinois e do Indiana.

Num comunicado enviado esta terça-feira, a EDP Renováveis refere que, no total, este investimento de 233 MW (Megawatt) inclui 123 MW no parque eólico Bright Stalk (projeto de 205 MW em McLean County, Illinois, com início de operações previsto para 2019) e 60 MW no parque eólico Headwaters II (projeto de 200 MW em Randolph County, Indiana, com início de operações previsto para 2020).

Inclui ainda 50 MW no parque eólico Harvest Ridge, anteriormente designado Broadlands, um projeto de 200 MW em Douglas County, Illinois, com início de operações previsto para 2019.

Estes contratos de compra e venda de energia eólica tinham sido anunciados pela EDPR em maio e em julho e "permitiram à empresa atingir as metas de capacidade instalada nos EUA (3,5 GW) antes do previsto", refere a empresa liderada por Manso Neto.

"A energia adquirida pela Walmart [grupo de distribuição norte-americano] através destes contratos permite produzir energia renovável equivalente à que poderia ser fornecida anualmente a mais de 60 mil famílias no Illinois e 15 mil famílias no Indiana", lê-se no comunicado, que acrescenta que os parques eólicos "trarão vantagens económicas para as respetivas regiões e Estados, sob a forma de empregos e pagamentos de impostos e ainda dinheiro investido nas comunidades locais".

A EDPR North America explora mais de 5600 MW em projetos de energias renováveis.

Lusa