Economia

Uma app e novas fardas para os taxistas

RODRIGO ANTUNES

Fique a conhecer as novidades da aplicação Izzy Move.

A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) anunciou esta terça-feira em Lisboa a expansão do serviço da aplicação Izzy Move à capital portuguesa e apresentou uma sugestão de fardamento para taxistas.

De acordo com o presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, esta é "a primeira aplicação de âmbito nacional".

"É a única presente em Portugal 24 horas por dia, 365 dias por ano, é possível reservar qualquer táxi, até os táxis executivos", afirmou Florêncio de Almeida.

Para o presidente da associação responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que começou a funcionar em meados de 2018 em vários distritos do país, mas ainda não estava presente na cidade de Lisboa, esta aplicação é sinónimo de "compromisso e serviço público", uma vez que serve "centros urbanos e províncias".

"Até ao final de abril estimamos ter 3000 viaturas. Queremos reforçar os sinais positivos já dados, com mais e melhor tecnologia e vincar de uma forma clara e evidente que o táxi é essencial e está orientado para o cliente", disse o presidente da associação.

De acordo com o responsável, qualquer taxista em Portugal se pode associar à plataforma, tendo como único custo 40 cêntimos por cada serviço, "um custo irrisório para manter a plataforma em funcionamento".

"Se vier a ter rentabilidade [a plataforma], este custo [40 cêntimos] é para baixar e não para aumentar", esclarecendo que será o industrial a suportar o valor e não o cliente.

Segundo Florêncio de Almeida, a ANTRAL tem como objetivo terminar com o suplemento de chamada (0,80Euro) atualmente cobrado para suportar o custo de deslocação do táxi desde a praça ao local onde o cliente se encontra, uma vez que o cliente passará a utilizar o táxi que se encontrar mais perto da sua localização.

Durante a apresentação da plataforma, que decorreu em Lisboa, foi ainda possível ver a sugestão de fardamento para os taxistas que será "opcional" e terá "um custo baixíssimo".

"Nós temos ainda um processo que vai demorar algum tempo porque queremos que este montante que o motorista de táxi terá que despender para comprar este tipo de linha de vestuário moderna seja com um preço muito, muito baixo", afirmou Florêncio de Almeida acrescentando que espera que o valor se possa fixar nos "15, 20 euros".

A aplicação Izzy Move vai funcionar em paralelo com as rádio táxis, permitindo o acompanhamento constante pelos call centers já existentes.

É possível fazer o download da aplicação para os sistemas operativos android e iOs e no website da aplicação é possível ver a cobertura, de âmbito nacional, que a plataforma já garante.

Lusa