Economia

Morreu Alexandre Soares dos Santos

Tinha 84 anos.

Alexandre Soares dos Santos morreu esta sexta-feira, aos 84 anos. O empresário, que dirigiu o grupo Jerónimo Martins, foi vítima de doença prolongada.

LUSA

Soares dos Santos nasceu no Porto, a 23 de setembro de 1934. Frequentou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, que abandonou em 1957 para iniciar a carreira profissional, após um convite da multinacional Unilever.

Em 1968, regressou a Portugal para assumir a liderança do grupo Jerónimo Martins, que, pelas suas mãos, passou de uma empresa de pequena dimensão a um dos maiores grupos empresariais portugueses.

O empresário ampliou os negócios e fez crescer a empresa da família, lançou a marca Pingo Doce, colocou o grupo em bolsa e expandiu-o internacionalmente, em 1995, para o Brasil e Polónia.

Rafael Marchante

Em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal "Pordata", Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.

Em 18 de dezembro de 2013, Alexandre Soares dos Santos foi substituído no cargo pelo filho, Pedro Soares dos Santos.

O empresário foi condecorado, em abril de 2017, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, tendo o chefe de Estado destacado o seu lado de "responsabilidade social" e o papel como servidor da comunidade.

Polémico e frontal, disse numa entrevista que a palavra que melhor o definia era "imprevisível". Colecionou amigos e sobretudo inimigos, nomeadamente na política, por causa das suas posições públicas sobre o rumo do país, em diversos momentos da democracia.

Soares dos Santos condecorado por Marcelo (Lusa)

Soares dos Santos condecorado por Marcelo (Lusa)

Marcelo evoca "personalidade singular" e diz-se "consternado"

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou esta sexta-feira as condolências à família de Alexandre Soares dos Santos.

Numa nota divulgada na página da Presidência, o Presidente da República "evoca a personalidade singular de Alexandre Soares dos Santos e o seu relevante papel na vida económica, social e cultural portuguesa".

Marcelo manifesta-se ainda "pessoalmente consternado" com a morte do empresário.

António Saraiva destaca "obra notável" de Soares dos Santos

António Saraiva, presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal - considera que Alexandre Soares dos Santos foi um dos grandes empreendedores e empresários do país.

"UM DOS GRANDES EMPRESÁRIOS DA ÁREA DA DISTRIBUIÇÃO"

Em direto na Edição da Noite, Francisco Louçã reagiu à notícia da morte de Soares dos Santos.

O comentador da SIC lembra o empresário que liderou o grupo Jerónimo Martins como "um dos grandes empresários da área da distribuição", que "construiu um império".

"uma pessoa frontal, honesta e muito bem formada"

Celso Filipe, diretor-adjunto do Jornal de Negócios, esteve em direto ao telefone para o Jornal da Meia-Noite da SIC Notícias e recordou alguns episódios com o empresário, que classifica de "pessoa frontal, honesta e muito bem formada".

"Perdemos um grande empresário, que deu emprego a muita gente"

José Gomes Ferreira reagiu ao telefone na Edição da Noite à morte de Alexandre Soares dos Santos. O editor de economia da SIC lembra Soares dos Santos como "um grande empresário" e destaca o papel do ex-líder do grupo Jerónimo Martins na economia portuguesa.