Economia

Jamie Oliver vai ter um novo restaurante em Lisboa

Apesar das polémicas e insolvência, abre esta quarta-feira, um novo espaço no coração de Lisboa com o nome do chef britânico.

Na fachada do n.º 12 da Rua do Loreto vai passar a ler-se "Jamie Oliver's Pizzeria". O famoso chef britânico dá o nome ao espaço, as suas receitas e nada mais.

O negócio é de empresários portugueses, os mesmos donos do Jamie's Italian, que abriu portas em Lisboa em janeiro de 2018.

Talvez isto ajude a explicar por que razão Jamie Oliver entrou em falência este ano, mas, ainda assim, continuam a abrir restaurantes no seu nome.

Insolvência no Reino Unido

Em maio de 2019, a cadeia de restaurantes do chef britânico entrou em insolvência. Fecharam 23 espaços da Jamie’s Italian no Reino Unido, o Barbecoa e o Fifteen, ambos em Londres. Ao todo 1 300 postos de trabalho ficaram em risco.

Apontou-se o dedo ao Brexit, por causa das importações de bens essenciais à confeção dos pratos, nomeadamente de Itália, mas também ao aumento das rendas, impostos, etc.

Estes encerramentos não afetaram, no entanto, outros restaurantes espalhados pelo mundo por serem franchising, como já explicámos.

O que é um franchising?


Trata-se de um negócio em que uma parte cede a outra o direito de uso da sua marca ou patente, associado ao direito de comercialização de bens ou serviços, mediante remuneração direta ou indireta.

  • FC Porto estreia-se com triunfo na Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    "Dragões" bateram o Young Boys por 2-1.

  • Sporting perde no arranque da caminhada europeia

    Liga Europa 2019/2020

    "Leões" perderam por 3-2 com o PSV, na Holanda.