Economia

Custos de construção de habitação nova aumentaram 2,6% em janeiro

Pedro Nunes

Preços dos materiais também aumentaram.

Os custos de construção de habitação nova aumentaram em janeiro 2,6%, face ao período homólogo do ano anterior, revelam estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgadas.

O aumento homólogo estimado pelo INE para o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, de 2,6%, representou uma taxa superior em 0,5 pontos percentuais (pp) à de dezembro.

Em janeiro, acrescenta o INE, os preços dos materiais aumentaram 0,1%, valor abaixo do aumento de 0,7% registado no mês anterior.

Já o custo da mão de obra aumentou 6,2% em janeiro, mais 2,2 pp do que em dezembro.

Quanto à variação em cadeia, o INE registou uma taxa de variação mensal daquele índice negativa em 0,1% em janeiro, com o custo dos materiais a registar uma variação negativa de 1% e o custo da mão de obra um aumento de 1%.

Em todo o ano de 2019, o índice de custos de construção de habitação nova registou um aumento médio de 2,1%, embora inferior em 0,2 p.p. ao de 2018, registando os preços dos materiais e de mão de obra aumentos médios no ano passado de 0,6% e 4,5%, respetivamente, enquanto subiram 1,3% e 3,7% no ano anterior, pela mesma ordem.

  • 2:34