Economia

Costa destaca perante Merkel "momento muito importante" para "reafirmar força da União Europeia"

OMER MESSINGER

Para além das relações bilaterais, os dois chefes de estado vão discutir as principais questões políticas europeias e internacionais.

O primeiro-ministro António Costa sublinhou esta quarta-feira, em Berlim, que no momento atual, "seja pela pandemia do coronavírus" ou pelos "desafios globais" que se colocam às economias, é importante reafirmar a força da União Europeia.

António Costa deslocou-se hoje a Berlim onde janta pelas 18:30 (mais uma hora em Berlim) com a chefe do governo alemão, Angela Merkel.

Para além das relações bilaterais, os dois chefes de estado vão discutir as principais questões políticas europeias e internacionais.

Numa conferência de imprensa conjunta antes do jantar, António Costa frisou que este é um "momento muito importante" para os dois países, "mas também para a Europa".

"Um momento onde, mais uma vez, seja pela pandemia do coronavírus, seja pela crise migratória, seja pelos desafios globais que se colocam às nossas economias, mais do que nunca, é importante reafirmar a força da União Europeia", salientou.

"É fundamental que os diferentes estados membros procurem trabalhar em conjunto, de forma a podermos concretizar aquilo que é uma agenda muito ambiciosa, aprovada pelo Conselho, o programa de uma nova Comissão, liderada por Ursula von der Leyen, e temos de criar condições para que possa concretizar bem o seu mandato", concretizou o primeiro-ministro português.

A conferência de imprensa conjunta decorreu poucos minutos depois da Organização Mundial de Saúde ter declarado pandemia devido ao novo surto de coronavírus.

Na breve declaração conjunta, a chanceler alemã salientou ainda a importância de Portugal e Alemanha se "articularem" para "melhor preparar" a presidência conjunta da União Europeia que começa em julho.

Temas como as perspetivas financeiras e a preparação do Conselho Europeu, em que serão abordados temas como a digitalização, foram alguns dos tópicos destacados por Angela Merkel a abordar durante o encontro o António Costa a decorrer na Chancelaria Federal.

Veja também:

  • Portugal com 435 mortos e 233 recuperados de Covid-19

    Coronavírus

    Portugal regista hoje 435 mortos associados à Covid-19, mais 26 do que na quinta-feira. Espanha anunciou o número diário de mortes mais baixo desde 24 de março. Ministros das Finanças europeus chegaram a uma acordo inédito para fazer face à crise. Siga aqui as últimas notícias sobre a pandemia da Covid-19.

    Direto

    SIC Notícias