Economia

Primeira tranche da União Europeia: "Grande parte do dinheiro já foi gasto"

Análise de José Gomes Ferreira.

Portugal recebeu esta terça-feira a primeira tranche do programa SURE, um mecanismo da União Europeia (UE) para financiar medidas de apoio às empresas e ao trabalho. De acordo com José Gomes Ferreira, grande parte do dinheiro já foi gasto com o lay-off e com apoios às famílias.

Há uma segunda parte, lembra, que tem a ver com as estruturas empresariais que ficaram destruídas e essa bolsa será maior.

"A segunda bola estende-se no tempo e tem o nome de Plano de Recuperação Europeia. Tem os tais 15 mil milhões de euros em que Portugal se candidatou com 13,5 mil milhões a fundo perdido", explicou.

Há ainda o Fundo de Recuperação, que tem um espelho em Portugal que é o Programa de Resiliência, que está em risco devido à Hungria e à Polónia, que não querem que este dinheiro seja disponibilizado para todos os países.

Haverá ainda um Quadro Comunitário, afirma José Gomes Ferreira, que libertará dinheiro para o segundo semestre do ano que vem.

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino