Economia

Produção recua em outubro na zona euro e UE

Yves Herman

Dados do Eurostat.

A produção industrial recuou em outubro 3,8% na zona euro e 3,1% na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2019, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Já na comparação com setembro, a produção industrial avançou 2,1% na zona euro e 1,9% na UE.

Segundo dados do gabinete estatístico europeu, em termos homólogos, as maiores quebras no indicador foram observadas na Irlanda (-15,5%), na Dinamarca (-9,2%) e em França (-4,3%) e os maiores avanços na Bélgica (5,4%), na Polónia (3,4%) e na Croácia (2,8%).

Face a setembro, as maiores subidas observaram-se na Bélgica (6,9%), Alemanha (3,4%) e Eslovénia (3,1%) e os principais recuos na Dinamarca (-5,8%), na Grécia (-3,0%) e na Lituânia (-1,7%).

Em Portugal, a produção industrial manteve-se estável face a outubro de 2019 e aumentou ligeiramente (0,7%) na comparação com setembro.

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino