Economia

Número de funcionários públicos em Portugal muito próximo de ser o mais alto de sempre

Alexander Spatari/GettyImages

Em junho havia 731.285 funcionários do Estado.

O número de funcionários públicos em Portugal está muito próximo de ser o mais alto de sempre.

De acordo com os dados da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, divulgados pelo Expresso, no final de junho havia mais de 731.285 funcionários no Estado, menos 200 do que havia em 2005, quando foi atingido o recorde de contratados na Administração Pública.

Em relação à última década, Portugal já recuperou o número de funcionários perdidos durante o período da troika. Entre 2011 e 2014, o pais contou com menos 71.000 trabalhadores, números revertidos a partir de 2016.

Nova vaga de contratações em 2022

No dia 2 de agosto começou um novo processo de recrutamento para a entrada de 475 funcionários públicos.

Tratam-se, para já, de técnicos superiores, mas na altura, em entrevista ao jornal ECO, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública anunciou uma nova vaga de contratações em 2022, com mais cerca de 1.000 funcionários.

Alexandra Leitão não entrou na discussão se a Função Pública tem gente a mais ou a menos, mas demonstrou uma certeza: tem técnicos superiores e trabalhadores qualificados a menos.

A ministra revela que os novos funcionários públicos vão ganhar mais. As verbas serão acauteladas no Orçamento do Estado para o próximo ano.

VEJA MAIS:

  • 3:13
  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia