Economia

Preço dos combustíveis vai voltar a subir no início da próxima semana

Luis Barra

O aumento foi confirmado à SIC por fonte do setor.

O preço dos combustíveis vai voltar a subir no início da próxima semana. Desta vez, deverá rondar um cêntimo e meio, tanto na gasolina como no gasóleo.

O valor foi confirmado à SIC por fonte do setor, que explica que o aumento acontece por causa da subida de preço dos produtos refinados nos mercados internacionais, numa altura em que os combustíveis já estão em preços recorde.

Ainda esta semana o gasóleo subiu mais de 3 cêntimos e a gasolina mais de 2 cêntimos.

Esta quarta-feira, a gasolina 98 atingiu o preço mais alto de sempre em Portugal, ultrapassando os 2 euros por litro.

Mais de metade do valor pago por um litro de combustível vai para o Estado. O Governo decidiu não aliviar a carga fiscal para penalizar os combustíveis poluentes e diz que a solução é mexer no lucro das gasolineiras.

Por regra, em Portugal o preço dos combustíveis é definido à segunda-feira com base nos dados dos últimos sete dias.

"Qualquer alteração dos preços numa semana anterior vão ter o impacto na semana seguinte. No último mês tivemos uma subia de 10 dólares no preço do barril e estamos agora a sentir essa subida", explicou Pedro Silva, técnico de energia da DECO Proteste à SIC.

Contudo, não é apenas a subida do petróleo que influencia os preços em Portugal. Esta semana, a gasolina está a custar em média 1 euro e 76 por litro.

Veja também: