Economia

Governo pondera antecipar fecho de lojas em centros comerciais para poupar energia

Loading...
Os lojistas receiam que a medida se traduza na perda de milhões de euros.

A ameaça do corte ao fornecimento de gás russo está a levar os Estados-membros da União Europeia a adotar planos de poupança de energia. Portugal não é exceção: o encerramento antecipado de lojas nos centros comerciais poderá ser das primeira medidas adotadas pelo Governo.

Com a ameaça de um inverno de crise energética, a União Europeia prepara um plano de redução do consumo. Os Estados-membros estão a definir metas de poupança para evitar falhas de abastecimento.

Em Portugal, poderá estar em cima da mesa o fecho antecipado de lojas dos centros comerciais em alguns dias. Os lojistas receiam que a medida se traduza na perda de milhões de euros em receitas. Antes de entrar em vigor qualquer medida, o setor do comércio tem outras sugestões que passam por apostar em painéis solares e desligar a iluminação pública.

O Plano de Poupança de Energia está a ser preparado pelo Governo e deverá ser apresentado até ao final deste mês.

Na Europa, as medidas variam em cada país consoante o grau de dependência do gás russo. Vão desde a redução da iluminação no comércio e em espaços públicos ao incentivo à eficiência energética nos sistemas de ventilação e climatização. Medidas que já estão em vigor em Espanha, Grécia, Itália e Bélgica. Em setembro, o plano de poupança arranca na Alemanha.

Últimas Notícias
Mais Vistos