Economia

Governo e PSD reúnem-se na sexta-feira, aeroporto será o tema

Governo e PSD reúnem-se na sexta-feira, aeroporto será o tema
JOSÉ SENA GOULÃO/Lusa
Anúncio foi feito após uma carta enviada por Luís Montenegro a António Costa.

O primeiro-ministro respondeu com um convite à carta enviada pelo líder do PSD sobre o novo aeroporto. António Costa, Pedro Nuno Santos e “uma delegação do PPD/PSD liderada por Luís Montenegro” vão reunir-se na tarde da próxima sexta-feira, dia 23.

Loading...

Depois de tomar “conhecimento da carta que lhe foi dirigida”, o chefe do Governo diz registar “a reafirmação da ‘total disponibilidade para se alcançar a maior convergência possível’ sobre ‘a estratégia de desenvolvimento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa’ e, em especial, ‘da aceitação recíproca da metodologia a seguir’”.

Neste sentido, sustenta a nota enviada pelo gabinete do primeiro-ministro às redações, e “para dar sequência útil a esta disponibilidade, o primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas e Habitação terão, em São Bento, “uma reunião de trabalho” com uma delegação do PSD.

O que diz a carta de Luís Montenegro

Na missiva, enviada ao primeiro-ministro esta quarta-feira, o líder social-democrata abre a porta a uma localização alternativa ao Montijo ou a Alcochete, sem referir expressamente a hipótese de Santarém, que a SIC avançou há umas semanas.

“No contexto das conversações leais que temos mantido, venho transmitir-lhe formalmente (…) as conclusões que habilitam o Governo a decidir, assegurando a convergência pretendida”. Entre essas conclusões, que resultaram de “um conjunto de audições a todos os setores, interessados e responsáveis neste processo”, consta “o aproveitamento e valorização da capacidade aeroportuária instalada no país, seja a dos aeroportos que servem a região Norte e Algarve, seja o aeroporto de Cascais”.

O PSD exige também que se iniciem “desde já, as obras de requalificação do aeroporto Humberto Delgado”, e a “realização imediata de uma Avaliação Ambiental Estratégica sobre as localizações do Montijo, Alcochete, e qualquer outra que o Governo ou a estrutura encarregue de fazer a AAE decidam fundamentada e tecnicamente incluir”.

Reiterando que a responsabilidade da decisão final é do Governo, Luís Montenegro coincide com o primeiro-ministro e fixa, na carta, como “prazo máximo de um ano” a data para a “atribuição da condução da Avaliação Ambiental Estratégica”, ou seja, para uma decisão sobre a localização do novo aeroporto.

Últimas Notícias
Mais Vistos