O Governo dos Açores anunciou um pacote de medidas para combater a inflação. Vão ser injetados 10 milhões de euros nas empresas e haverá um sistema de monitorização dos bens essenciais para evitar especulação de preços.
A ideia é travar o avanço na escalada dos preços que toma conta das prateleiras açorianas.
O Governo regional anunciou a criação de um sistema que vai seguir de perto os valores dos bens essenciais praticados na região.
“Este mecanismo de acompanhamento e monitorização de preços vai elaborar relatórios mensais disponíveis para todos os açorianos sobre os preços dos principais produtos do cabaz alimentar. Queremos desta forma proteger as famílias açorianas e ter a informação suficiente para a eventual regulação de preços”, diz o Presidente do Governo dos açores, José Manuel Bolieiro.
Para combater os efeitos da inflação e aumentar os salários, o orçamento deste ano vai injetar 10 milhões de euros nas empresas dos Açores.
“Vamos implementar o Programa MAIS, medida de apoio ao incremento salarial, estimando-se abranger até 55 mil trabalhadores por conta de outrem da nossa região. Um investimento total, que prevemos, de 10 milhões de euros para os trabalhadores.”
Em breve haverá também um passe social destinado à maioria dos utilizadores dos transportes públicos nos Açores sendo também criada a categoria de combustível social devido aos constantes aumentos do setor.
No anúncio que fez esta sexta-feira, o presidente do Governo regional prometeu ainda um sistema de apoio ao aumento dos juros para quem tem créditos à habitação.