Apesar das dúvidas dos portugueses em relação à efetividade da medida do IVA zero, a ministra da Agricultura acredita que a nova plataforma, o Observatório da Cadeia de Valor, vai permitir que os preços baixem e que a fiscalização aconteça
Num roteiro de dois dias de visita ao Douro, a Ministra da Agricultura aproveitou para congratular os bons resultados do setor vitivinícola em 2022.
Quanto a 2023, acredita que todos os setores estão empenhados na construção de políticas que ajudem os diversos elementos da cadeia de valor, para que, no final do dia “os consumidores possam ter acesso a produtos em quantidade, qualidade e também, que os preços sejam justos”
Para isso, o observatório introduziu uma plataforma encomendada a entidades externas, inspirada em Espanha, que vai permitir acompanhar o fluxo dos preços do produtor ao consumidor.
“Estra plataforma vai nos dar mecanismos de alerta. Vai nos dar dados e com base nisso vamos avaliar a todo o tempo aquilo que acontece”.
“Se nós compramos um quilograma de arroz, por exemplo, num supermercado em que está marcado com determinado valor , nós não sabemos qual é o preço da produção, nem do embalamento, nem do transporte e qual é o preço praticado ao consumidor”.