O registo de automóveis ligeiros na União Europeia caiu 22,8% em dezembro passado, situando-se nas 795.295 unidades, mantendo uma descida que se prolonga consecutivamente há seis meses, indicou a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA).
A maior parte dos mercados da região enfrenta quedas de dois dígitos, incluindo os quatro principais: Itália (-27,5 %), Alemanha (-26,9 %), Espanha (-18,7 %) e França (-15,1 %), refere a ACEA em comunicado.
Os únicos mercados de automóveis da União Europeia que aumentaram no mês passado foram os da Bulgária, Croácia, Letónia e Eslovénia.
No total, em 2021, as vendas de carros novos na União Europeia caíram 2,4% (até 9,7 milhões de unidades), apesar da base de comparação referente a 2020 ser muito baixa.
De acordo com a ACEA, a queda foi resultado da escassez de semicondutores que afetou negativamente a produção de automóveis durante todo o ano, nomeadamente durante o segundo semestre de 2021.
No ano passado, o registo total de automóveis na União Europeia manteve-se abaixo dos 3,3 milhões de unidades, abaixo das vendas anteriores ao início da crise sanitária (2019), diz ainda a ACEA.
Em 2021, nos quatro principais mercados do bloco europeu nota-se uma descida na Alemanha (-10,1%) sendo que em Itália registou-se um aumento (+5,5 %), seguida dos mercados espanhol (+1 %) e francês (+0,5 %).
A ACEA representa os 16 principais fabricantes europeus de automóveis, furgonetas, camiões e autocarros:
- Grupo BMW;
- DAF Trucks;
- Daimler;
- Daimler Truck;
- Ferrari;
- Ford Europa;
- Honda Motor Europa;
- Hyundai Motor Europa;
- Iveco Group;
- Jaguar Land Rover;
- Grupo Renault;
- Stellantis;
- Toyota Motor Europa;
- Grupo Volkswagen;
- Volvo Cars;
- Grupo Volvo;
Os dados da associação indicam que 12,6 milhões de europeus trabalham na indústria automóvel, de forma direta e indireta, o que representa 6,6% dos postos de trabalho na União Europeia.
Os veículos representam quase 400 mil milhões de euros de impostos para os Estados dos principais mercados europeus.
O volume de negócio gerado pela indústria automóvel representa mais de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia.
Com LUSA
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