Skip to content
  • SIC
  • Opto SIC
  • SIC Notícias
  • Famashow
  • Expresso
SIC Notícias

Os seus olhos no mundo e no futuro
Site provisório

SIC Notícias

Vídeos, Última Hora, Portugal e Mundo ao minuto

Menu
  • Direto
  • País
  • Mundo
  • Economia
  • Desporto
  • Cultura
  • Opinião
  • Conflito Rússia-Ucrânia
  • Oceanos
  • Programas
  • Podcasts
  • Web Stories
Menu
António Costa, Eleições Legislativas, País

António Costa, socialista há mais de 40 anos, “irrequieto” e um “hábil negociador”

Com 60 anos, socialista desde os 12, António Costa procura ser reeleito primeiro-ministro, cargo que ocupa desde 2015.

12:53 13 Janeiro, 2022 14:37 26 Janeiro, 2022 | Rita Rogado

Babuch para a família – que significa menino em dialeto concani, de Goa – António Costa é secretário-geral do Partido Socialista desde 2014. Advogado e sampaísta, foi presidente da Câmara de Lisboa durante oito anos e vice-presidente do Parlamento Europeu. É primeiro-ministro desde 2015 e pode ser reeleito nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022.

Uma corrida entre um burro e um Ferrari, na Calçada de Carriche, às portas de Lisboa, à hora de ponta, foi um dos momentos altos do início da carreira política. A iniciativa pretendia demonstrar os problemas de acessibilidade ao concelho. António Luís Santos da Costa era, na altura, cabeça de lista do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Loures, nas autárquicas de 1993.

“Este quotidiano não é suportável no final do século XX: chegar-se a este absurdo de um burro vencer um Ferrari”, afirmou aos jornalistas na altura.

António Costa

Não conquistou a autarquia à CDU, mas ficou como vereador, até 1995, ao mesmo tempo que exercia a função de deputado.

Político e jurista, António Costa nasceu em Lisboa, a 17 de julho de 1961. Filho do publicitário, escritor e militante do Partido Comunista Orlando da Costa e Maria Antónia Palla, jornalista e a primeira mulher a integrar a direção do Sindicato dos Jornalistas, é considerado um hábil negociador político, seguro, irrequieto, persistente e temperamental.

Alguma família paterna de António Costa é de Moçambique. Mas o avô paterno tinha origem goesa: era descendente de famílias convertidas ao catolicismo oriundas da casta mais alta da Índia.

Meio-irmão do jornalista Ricardo Costa – são filhos do mesmo pai, mas de mães diferentes -, mora em Lisboa, é casado, tem dois filhos – um rapaz e uma rapariga – e é do Benfica.

António Costa, líder do PS, durante a campanha para as legislativas de 2015, em Lisboa (AP Photo/Armando Franca)

Até à liderança do Partido Socialista, em 2014, onde se mantém até hoje, desempenhou vários cargos políticos. Foi eleito deputado à Assembleia da República pela primeira vez em 1991, quando tinha 30 anos. Mas foi muito antes, quando tinha 12 anos, que decidiu ser socialista. Foi também com essa idade que, com a personagem Perry Mason, de policiais, decidiu que queria ser advogado. Aos 14, filiou-se na Juventude Socialista (JS).

O atual primeiro-ministro e secretário-geral do PS licenciou-se em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi dirigente associativo, e foi admitido na Ordem dos Advogados, em 1988, depois de estagiar no escritório de Jorge Sampaio. Tirou também uma pós-graduação em Estudos Europeus, na Universidade Católica de Lisboa.

O papel de Jorge Sampaio, Guterres e Sócrates

António Costa apoiou Jorge Sampaio para a liderança do PS contra António Guterres, em 1992. Quatro anos depois, foi seu diretor de campanha para as eleições presidenciais.

Em outubro de 1995, quando o primeiro Governo de Guterres tomou posse, Costa foi nomeado secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Depois, passou para ministro dos Assuntos Parlamentares no mesmo Governo, entre 1997 e 1999. Chegou a ser falado num convite para substituir António Vitorino na Defesa, mas Costa terá recusado, alegando falta de experiência.

No segundo Governo de Guterres, foi-lhe atribuída a pasta da Justiça, mas demitiu-se em 2002.

Costa esteve quase sempre ligado ao sampaísmo, distanciando-se apenas nos governos de António Guterres.

António Guterres e António Costa (AP Photo/Armando Franca)

Em 2004, António Costa apoiou José Sócrates nas eleições diretas do PS, contra Manuel Alegre e João Soares. No ano seguinte, encabeçou a candidatura do partido no círculo de Leiria, nas eleições legislativas. Com a vitória do PS – que alcançou a sua primeira maioria absoluta – foi convidado para o Governo de Sócrates, tornando-se ministro de Estado e da Administração Interna, de 2005 a 2007.

Enquanto isso, Costa lidera a lista do PS nas eleições europeias, depois da morte súbita de António Sousa Franco. O partido conseguiu um dos melhores resultados: 44,53% e elegeu 12 deputados.

António Costa ruma a Bruxelas e assume a vice-presidência do Parlamento Europeu até 2005.

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

António Costa chegou à liderança da Câmara Municipal de Lisboa em 2007, depois da demissão de António Carmona Rodrigues. Foi eleito com 29,54% dos votos, contra Fernando Negrão, do PSD. Em 2009 foi reeleito, com 40,22% dos votos e em 2013 com 50,91%. Dois anos depois, renunciou ao mandato, sucedendo-lhe Fernando Medina.

A taxa aeroportuária, isenções para o Benfica, o trânsito e as cheias em Lisboa e algumas declarações marcaram a liderança à frente da maior autarquia do país.

O socialista anunciou uma taxa aeroportuária para turistas, numa altura em que a Câmara precisava de aumentar as receitas para equilibrar as contas. A taxa, que acabou por ser assumida pela ANA – Aeroportos de Portugal, foi criticada pela oposição e por outras autarquias.

As mudanças no trânsito na Avenida da Liberdade e na rotunda do Marquês de Pombal, em 2012, também foram criticadas devido ao caos no trânsito e aos sentidos diferentes em cada troço das laterais da avenida. Além disso, Costa deparou-se com cheias na zona da Baixa Pombalina, Alcântara e zona ribeirinha.

Líder do Partido Socialista, António Costa (AP Photo/Steven Governo)

Numa cerimónia de comemoração do Ano Novo Chinês, o autarca disse que Portugal estava muito diferente de 2011, quando Portugal pediu o resgate financeiro:

“(…) a verdade é que os investidores chineses disseram ‘presente’, vieram, e deram um grande contributo para que Portugal pudesse estar na situação em que está hoje, bastante diferente daquela em que estava há quatro anos”. A declaração foi aplaudida pela direita por Costa reconhecer o valor do Governo em funções. No entanto, o socialista disse depois que não se expressou da melhor forma.

António Costa

Quanto ao Benfica, a câmara apresentou uma proposta para isentar o clube do pagamento de uma taxa e de compensações no valor de cerca de 2 milhões de euros, o que levantou algumas dúvidas. Costa acabou por levantar a proposta, depois de trocas de acusações.

António Costa e Rui Rio caminharam lado a lado durante alguns anos. Costa era presidente da Câmara de Lisboa (de 2007 a 2015) e Rio do Porto (de 2001 a 2013). Defenderam, entre outros, o municipalismo, a descentralização e o reforço dos poderes das autarquias. Mas impedir que o PS chegasse à maioria absoluta era importante para o PSD, apostando em algumas fragilidades do Governo. Mais tarde, enquanto líder da oposição, ser apelidado de “cata-vento” pelo socialista levou Rio a assumir uma ruptura na “amizade”.

“Um cata-vento, ao menos, tem pontos cardeais, o Dr. Rui Rio não tem ”, disse em crítica ao PSD.

António Costa
Rui Rio e António Costa (AP Photo/Armando Franca)


Da liderança do Partido Socialista à Geringonça

Em 2014, anunciou que ia disputar a liderança do Partido Socialista com António José Seguro. Foi apoiado pelas principais figuras socialistas da altura – Mário Soares e Jorge Sampaio -, mas enfrentou um período de conflito com os apoiantes de Seguro. Costa venceu com mais de 67% dos votos, o que fez com que Seguro se demitisse do cargo de secretário-geral.

Assim, António Costa foi candidato sem oposição nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, reunindo 96% dos votos. No discurso de vitória, disse que era tempo do PS “se concentrar naquilo que é essencial: Portugal e os portugueses”.

Líder socialista, António Costa, agradece aos apoiantes os resultados das eleiçoes legistlativas de 2015 (AP Photo/Steven Governo)

Nas legislativas de 2015, Costa passou a ser o candidato do PS ao cargo de primeiro-ministro e venceu as eleições. O derrotado era Pedro Passos Coelho, do PSD, primeiro-ministro desde 2011.

O Governo tomou posse, mas uma moção de rejeição ao programa de Costa foi aprovada, o que obrigou à queda do Governo. Um mês e meio depois, foi indigitado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que ouviu os partidos com representação parlamentar.

António Costa e o então Presidente da República Cavaco Silva uma semana depois das legislativas de 2015 (AP Photo/Armando Franca)

António Costa conseguiu formar Governo com a conhecida “Geringonça”, nome dado pelo então líder do CDS Paulo Portas de forma depreciativa. O executivo socialista conseguiu governar durante quatro anos com um acordo com os principais partidos à esquerda: PCP, Verdes e Bloco de Esquerda.

Em 2019, quatro anos depois, o Partido Socialista ganhou a maioria relativa, mas já não consegue um apoio que garanta a aprovação dos orçamentos. Foi o início do fim da “Geringonça”.

Condecorações

O líder do Partido Socialista foi condecorado em Portugal com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal. No estrangeiro, foi distinguido na Noruega, Estónia, Lituânia, Chile, Malta, Polónia, Brasil, Japão, Polónia, Espanha, Grécia e Luxemburgo.

Saiba mais

  • Legislativas: Costa afirma que BE quer ser partido de protesto, Catarina acusa PS de intransigência
  • Legislativas: Costa recusa imitar Cavaco e não sai se vencer sem maioria absoluta
  • António Costa promete para este ano revisão do licenciamento para atividades económicas
  • Legislativas: “PS e PSD estão a apostar no voto útil”
  • Mais de 3.400 presos e doentes internados inscreveram-se para voto antecipado
  • Carta a um jovem que pode votar pela primeira vez

ESPECIAL ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Em Destaque

Economia

Regulador propõe aumento do preço da água 

12:41 27 Junho, 2022 13:01 27 Junho, 2022 | SIC Notícias
Mundo,Oceanos,País

Marcelo defende que pandemia e guerra não podem ser desculpa para esquecer desafios estruturais

12:09 27 Junho, 2022 13:13 27 Junho, 2022 | Lusa e SIC Notícias
Conflito Rússia-Ucrânia,Economia,Mundo

Pela primeira vez em 100 anos Rússia não cumpre prazos para o pagamento dos juros da dívida

09:22 27 Junho, 2022 13:06 27 Junho, 2022 | Lusa
Conflito Rússia-Ucrânia,Mundo

Presidente da Ucrânia pede ajuda ao G7 

11:16 27 Junho, 2022 11:48 27 Junho, 2022 | SIC Notícias
País

Acórdão do processo Hammerskins lido hoje, MP pede condenação de 27 arguidos

07:23 27 Junho, 2022 08:52 27 Junho, 2022 | Lusa
Mundo,Oceanos

Vírus sobrevivem em água doce “à boleia” de plásticos

12:25 27 Junho, 2022 12:25 27 Junho, 2022 | SIC Notícias
País

Registaram-se mais de 5.500 pedidos de escusa de responsabilidade na área da saúde em junho

12:04 27 Junho, 2022 12:43 27 Junho, 2022 | SIC Notícias
Oceanos,País

O que se comia na praia nos anos 80? Casal encontrou lixo com 40 anos em Peniche

08:39 27 Junho, 2022 09:57 27 Junho, 2022 | Rita Rogado
Cultura,Mundo

Aborto nos EUA: vocalista dos Green Day “renuncia” à cidadania norte-americana 

09:48 27 Junho, 2022 09:59 27 Junho, 2022 | SIC Notícias
Cultura

“Um sinal de afirmação” e o hip-hop recebido “de braços abertos”: Sam The Kid e Mundo Segundo em entrevista à SIC no Rock in Rio

00:04 27 Junho, 2022 10:53 27 Junho, 2022 | Rita Rogado
Desporto

Sporting inicia hoje nova temporada ainda com muitas ausências e indecisões

10:39 27 Junho, 2022 11:18 27 Junho, 2022 | Lusa
País,Saúde Mental

“Nós não somos feitos para trabalhar, mas para viver”

09:30 27 Junho, 2022 12:12 27 Junho, 2022 | Catarina Neves
Malditas Segundas-Feiras,Opinião

“Malditas Segundas-feiras”: a cimeira do G7 e a falta de médicos nas urgências dos hospitais

11:03 27 Junho, 2022 11:03 27 Junho, 2022 | SIC Notícias

Últimas

  • Varíola dos macacos: número de casos sobe e já há em todas as regiões do país
  • Cimeira do G7: líderes querem impor teto ao preço do petróleo russo
  • Mais de 20 médicos suspeitos de falsificarem presenças
  • Caos nas urgências de obstetrícia: comissão quer valores fixos para tarefeiros 
  • Sereias do Extinction Rebellion manifestam-se no Cais das Colunas pela proteção dos oceanos

Web Stories

  • Alzheimer: o que pode fazer para ajudar a diminuir este tipo de demência
    Alzheimer: o que pode fazer para ajudar a diminuir este tipo de demência
  • Guerra ao plástico: 15 dicas para mudar de hábitos
    Guerra ao plástico: 15 dicas para mudar de hábitos
  • Há relação entre ansiedade e depressão?
    Há relação entre ansiedade e depressão?
  • Crise alimentar: 8 milhões de crianças estão em risco de vida, alerta a Unicef
    Crise alimentar: 8 milhões de crianças estão em risco de vida, alerta a Unicef
  • Sabia que fazer xixi no chuveiro pode ajudar a poupar muita água?
    Sabia que fazer xixi no chuveiro pode ajudar a poupar muita água?

Opinião

  • “Malditas Segundas-feiras”: a cimeira do G7 e a falta de médicos nas urgências dos hospitais
    “Malditas Segundas-feiras”: a cimeira do G7 e a falta de médicos nas urgências dos hospitais
  • Marques Mendes sobre a TAP: “Estão a abusar, se houver uma greve é quase escandalosa” 
    Marques Mendes sobre a TAP: “Estão a abusar, se houver uma greve é quase escandalosa” 
  • Ana Gomes: Supremo dos EUA rasga país ao meio
    Ana Gomes: Supremo dos EUA rasga país ao meio
  • Marques Mendes: “É revoltante que esta criança tenha sido usada como moeda de troca”
    Marques Mendes: “É revoltante que esta criança tenha sido usada como moeda de troca”
  • Leste/Oeste: a perda do Donbass
    Leste/Oeste: a perda do Donbass

Conteúdos patrocinados

  • Prémio BPI “la Caixa” Infância – candidaturas 2022
    Prémio BPI “la Caixa” Infância – candidaturas 2022
  • Consultores Portugueses da Remax entre os 100 melhores do Mundo
    Consultores Portugueses da Remax entre os 100 melhores do Mundo
  • O caminho para futuros empreendedores
    O caminho para futuros empreendedores
  • Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores – Candidaturas 2022
    Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores – Candidaturas 2022
  • O serviço de embalagem e envio que faz mais pelo seu negócio
    O serviço de embalagem e envio que faz mais pelo seu negócio
  • País
  • Mundo
  • Economia
  • Desporto
  • Cultura
  • Saúde e Bem-Estar
  • Opinião
  • Programas
  • Podcasts
  • Tenho Cancro E Depois?
  • Janela de Esperança
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
Configurações de privacidade
©2022 SIC Notícias