O secretário-geral do PCP vai ser operado de urgência na quarta-feira a uma estenose na carótida e ficará afastado, durante 10 dias, da campanha eleitoral para as eleições legislativas.
Jerónimo de Sousa será substituído, entretanto, por João Oliveira e João Ferreira, prevendo-se que retome a atividade a 23 de janeiro. No debate desta quarta-feira na SIC frente a Rui Rio, será João Oliveira a substituir o secretário-geral do PCP.
A agenda do dia de hoje, 11 de janeiro, ainda será assegurada por Jerónimo de Sousa.
A SIC sabe que os médicos afirmaram que seria demasiado arriscado esperar pela data das eleições – 30 de janeiro – para realizar a cirurgia. Jerónimo ficará internado cinco dias e os restantes cinco serão período de repouso em casa.
Em comunicado, o PCP confirmou a cirurgia e consequente substituição.
“No seguimento de exames médicos e de uma avaliação clínica multidisciplinar foi apurada a necessidade de Jerónimo de Sousa ser submetido a uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições“, pode ler-se
“Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as ações de campanha programadas para o Secretário-Geral, nas quais a partir de amanhã e durante este período será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República.”
Marcelo telefonou a Jerónimo para lhe desejar rápida recuperação
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou por telefone com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, após saber que será submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, e deseja-lhe rápida recuperação.
“Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária”, lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
António Costa fala em momento triste para a campanha
O secretário-geral do PS desejou a rápida recuperação do líder do PCP, dizendo que se trata de um momento triste da campanha para as legislativas. António Costa referiu ainda que já enviou uma mensagem pessoal a Jerónimo de Sousa.
“Mas quero daqui enviar-lhe um abraço e desejar a sua rápida recuperação e que possamos rapidamente voltar a poder contar com a sua colaboração ativa, com a sua energia e criatividade para a vida política nacional”, acrescentou.
Catarina Martins deixa mensagem no Twitter
Cotrim Figueiredo deseja “rápidas melhoras” a Jerónimo
O presidente do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, desejou “rápidas melhoras” ao secretário-geral do PCP.
“Desejo as rápidas melhoras e um bom restabelecimento a Jerónimo de Sousa”, afirmou o liberal aos jornalistas, no final de uma ação no porto de pesca da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.
Rui Tavares espera que Jerónimo se “restabeleça prontamente e bem”
O dirigente do Livre Rui Tavares espera que o secretário-geral do PCP “se restabeleça prontamente e bem” e disse contar com o líder comunista para “os grandes debates de que o país precisa”.
“Caro Jerónimo, que se restabeleça prontamente e bem! Cá continuaremos a contar consigo para os grandes debates de que precisa o país”, escreveu no Twitter.