Rumo à Lua

Fuga de combustível atrasa preparativos para lançamento de novo foguetão lunar

Fuga de combustível atrasa preparativos para lançamento de novo foguetão lunar
JOE SKIPPER
Fuga de combustível detetada algumas horas antes da descolagem da missão de teste.

Os preparativos finais para o lançamento do novo foguetão lunar SLS da agência espacial norte-americana (NASA) sofreram este sábado atrasos, devido a uma fuga de combustível detetada algumas horas antes da descolagem da missão de teste.

O lançamento do foguetão lunar laranja e branco, que será o primeiro da plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Florida, está previsto para uma "janela de oportunidade" de duas horas que se abre às 19:17 em Lisboa.

As condições meteorológicas são 60% favoráveis no início desta janela de oportunidade, melhorando gradualmente para 80%.

Pouco antes das 11 da manhã de Lisboa, o diretor de lançamento, Charlie Blackwell-Thompson, deu luz verde para começar a encher os depósitos do foguetão com combustível, mas cerca de uma hora depois foi detetado uma fuga na base.

O fluxo foi interrompido enquanto as equipas procuravam uma solução, mas a NASA não indicou se o tempo de descolagem poderá ser afetado.

Voo já foi adiado uma vez

Na segunda-feira o voo de teste do SLS, que tem acoplada no topo a nave Orion, que irá orbitar a Lua com três manequins a bordo, foi adiado devido a uma fuga de combustível, a uma falha numa válvula e ao insuficiente arrefecimento de um dos quatro motores principais.

Loading...

No caso de o lançamento ser novamente adiado este sábado, a descolagem poderá ser eventualmente remarcada para segunda ou terça-feira. Seria então necessário esperar até 19 de setembro, no mínimo, por causa das posições da Terra e da Lua.

A concretizar-se, o lançamento do SLS, sucessivamente adiado ao longo dos anos, marca o início do programa lunar Artemis, com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua em 2025, um ano depois do previsto, colocando no solo a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro. A última alunagem foi há cerca de 50 anos, em dezembro de 1972.

Em 2024, a NASA quer levar astronautas novamente para a órbita lunar.

Últimas Notícias
Mais Vistos