O primeiro-ministro espanhol e secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, felicitou esta segunda-feira António Costa pela sua vitória nas legislativas, depois de ter optado “mais uma vez por um projeto social-democrata”.
“Parabéns, caro António Costa, pela tua vitória. Portugal optou mais uma vez por um projeto social-democrata que combina crescimento e justiça social. Juntos continuaremos a promover nos nossos países e na Europa uma resposta socialista aos desafios que partilhamos”, escreveu Pedro Sánchez na rede social Twitter.
Parabéns, querido @antoniocostaps, por tu victoria. Portugal ha apostado una vez más por un proyecto socialdemócrata que aúne crecimiento y justicia social. Juntos seguiremos impulsando en nuestros países y en Europa una respuesta socialista a los retos que compartimos. pic.twitter.com/U6h7QwJgNj
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) January 30, 2022
O PS é o partido mais votado com 42,04% dos votos e 64 mandatos nas eleições legislativas deste domingo, quando estavam apurados os resultados provisórios em 2.939 das 3.092 freguesias do país.
De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, o PSD é o segundo partido mais votado com 29,18% às 22:00.
ACOMPANHE O ESPECIAL ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
Saiba mais:
- Legislativas: a segunda maioria absoluta rosa, as surpresas (à direita) e os quatro derrotados
- Os vencedores e os vencidos das legislativas
- Legislativas: as fotos que marcam a noite eleitoral
- Quem disse o quê na noite eleitoral?
- O novo Parlamento: quem ganha e quem perde assentos
- Noite histórica: CDS fora do Parlamento pela primeira vez em Democracia
- Inês Sousa Real: “Na próxima eleição seremos muitos mais”
- PS alcança maioria absoluta. Portugueses fazem a vontade a António Costa
- Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de covid-19