A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, felicitou esta segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa, pela vitória do PS nas legislativas de domingo, salientando que os próximos anos “serão decisivos para a recuperação económica da UE”.
“Muitos parabéns, António Costa, pelo seu resultado eleitoral. Pode contar com o empenho do Parlamento Europeu para uma Europa mais forte e justa. Os próximos anos serão decisivos para a recuperação económica da UE e para alcançarmos as transições climática, digital e social”, escreveu Metsola na sua conta na rede social Twitter.
Congratulations to @antoniocostapm for your electoral result. The @Europarl_EN will work closely with you for a stronger & fairer Europe.
— Roberta Metsola (@EP_President) January 31, 2022
Next years are decisive for EU’s economic recovery and to achieve climate, digital and social transitions. 🇪🇺🇵🇹
O PS alcançou a maioria absoluta nas legislativas de domingo e uma vantagem superior a 13 pontos percentuais sobre o PSD, numa eleição que consagrou o Chega como a terceira força política do parlamento.
Com 41,7% dos votos e 117 deputados no parlamento, quando faltam atribuir apenas os quatro mandatos dos dois círculos da emigração, António Costa alcança a segunda maioria absoluta da história do PS, depois da de José Sócrates em 2005.
O PSD ficou em segundo lugar, com 27,80% dos votos e 71 deputados, a que se somam mais cinco eleitos em coligações na Madeira e nos Açores, enquanto o Chega alcançou o terceiro lugar, com 7,15% e 12 deputados, a Iniciativa Liberal (IL) ficou em quarto, com 5% e oito deputados, e o Bloco de Esquerda em sexto, com 4,46% e cinco deputados.
A CDU com 4,39% elegeu seis deputados, o PAN com 1,53% terá um deputado no parlamento, e o Livre, com 1,28% também um deputado. O CDS-PP alcançou 1,61% dos votos, mas não elegeu qualquer deputado.
ACOMPANHE O ESPECIAL ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
Saiba mais:
- Legislativas: a segunda maioria absoluta rosa, as surpresas (à direita) e os quatro derrotados
- Os vencedores e os vencidos das legislativas
- Legislativas: as fotos que marcam a noite eleitoral
- Quem disse o quê na noite eleitoral?
- O novo Parlamento: quem ganha e quem perde assentos
- Noite histórica: CDS fora do Parlamento pela primeira vez em Democracia
- Inês Sousa Real: “Na próxima eleição seremos muitos mais”
- PS alcança maioria absoluta. Portugueses fazem a vontade a António Costa
- Abstenção foi mais baixa nos concelhos com mais casos de covid-19