Eleições Autárquicas

Ator Nuno Morna é candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Santa Cruz

Homem de Gouveia/Lusa

Foi cabeça de lista nas mais recentes eleições regionais na Madeira e número 3 da lista nacional da Iniciativa Liberal nas europeias, em 2019.

O ator madeirense Nuno Morna, técnico de Informação e Comunicações Aeronáuticas, é o candidato da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara de Santa Cruz, anunciou o partido.

A candidatura do vice-coordenador do partido na região ao município, atualmente governado pelo Juntos Pelo Povo (JPP), foi divulgada em comunicado pelo Núcleo Territorial do IL/Madeira.

"Não esperem daqui uma entrada no folclore do costume. No folclore do ataque soez, da politiquice e do insulto, do dogma torpe, do relacionamento vil e reles", declarou o candidato, citado na nota.

Nuno Morna tem 60 anos, foi cabeça de lista nas mais recentes eleições regionais na Madeira e número três da lista nacional da Iniciativa Liberal nas europeias, em 2019.

O candidato é técnico de Informação e Comunicações Aeronáuticas, mas é pela sua carreira como ator, encenador, produtor e promotor cultural, desenvolvida nos últimos 30 anos que é conhecido na Madeira.

Durante dois anos integrou a companhia de teatro Arte Livre do Brasil e com ela participou no espetáculo "Eva Perón", que se apresentou em Portugal, Espanha e Brasil.

"Connosco a política do confronto e do insulto não pega, pois, pelo amor que todos temos que ter a Santa Cruz, terá sempre de ser muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa", insistiu o cabeça de lista.

O ator assegurou que a postura adotada pelo IL "será sempre de diálogo", porque ninguém é "dono da verdade", e que a sua candidatura é "apoiada em princípios que procurem ter a saúde, a qualidade de vida, o bem-estar e a sustentabilidade como pedras basilares".

O executivo de Santa Cruz, presidido por Filipe Sousa, é composto por sete mandatos, tendo em 2017 sido atribuídos seis ao JPP, fruto dos 60,1% da votação obtida (13.092 votos), e um (correspondente a 17,05%) ao PSD, partido que governou o concelho até 2013.

O município tem cinco freguesias - Camacha, Caniço, Santa Cruz, Gaula e Santo António da Serra - e uma área de 81,52 quilómetros quadrados, onde residem cerca de 43 mil habitantes.

O coordenador do Núcleo Territorial do IL/Madeira, Duarte Gouveia, que encabeça a lista do partido à Câmara do Funchal, disse hoje à Lusa que o partido não vai concorrer em todos os 11 concelhos desta região.

O responsável confirmou até ao momento as candidaturas no Funchal, Santa Cruz e Ponta do Sol (Aires Pedro).

As autárquicas deste ano ainda não têm data anunciada, mas por lei realizam-se entre setmebro e outubro.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão