Brexit

Alemanha, França e Polónia defendem mais cooperação depois do 'Brexit'

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, França e Polónia, reunidos este domingo na localidade alemã de Weimar, defenderam uma maior cooperação entre estes países como resposta à decisão do Reino Unido de sair da União Europeia.

"Perante desafios incomparáveis na Europa [devemos] intensificar a cooperação e criar um novo rumo", afirmaram os ministros Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Jean-Marc Ayrault (França) e Witold Waszczykowski (Polónia), num comunicado conjunto.

Os três ministros reuniram-se hoje em Weimar para celebrar os 25 anos do "Triângulo de Weimar", um fórum criado para promover a cooperação e desenvolver interesses estratégicos entre a Alemanha, a Polónia e França.

Os ministros defenderam uma maior flexibilidade da União Europeia de modo "a refletir as diferentes ambições dos Estados-membros no que toca à integração".

Lusa

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros