Brexit

"Acordo é etapa determinante para concluir negociações", diz Barnier sobre o Brexit

Francois Lenoir

O principal negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, confirmou que o projeto de acordo sobre a saída do Reino Unido do bloco comunitário, publicado esta quarta-feira, é uma etapa determinante para a conclusão das negociações.

"Este acordo é uma etapa determinante para concluir estas negociações", declarou, salientando que foi ultrapassada uma etapa "fundamental" para garantir uma saída 'limpa' do Reino Unido da União Europeia.

Barnier apresentou "um documento preciso e detalhado", que abrange todos os parâmetros de uma "situação excecional" para dar segurança jurídica a todos os cidadãos, incluindo um 'backstop' (solução de recurso) para a fronteira irlandesa e uma cláusula que prevê a extensão do período de transição por "um período único e limitado".

Lusa

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros