Brexit

Os memes que mostram como os britânicos estão fartos do Brexit

O Reino Unido deveria sair hoje da União Europeia, mas o Brexit foi adiado. Quase três anos depois do referendo, continua o impasse.

No referendo de 2016, 51,9% dos cidadãos britânicos votou a favor do Brexit, enquanto que 48,1% votou pela permanência do Reino Unido na União Europeia. Três anos passaram e ainda não há acordo de saída. Já passaram três anos desde que o Reino Unido votou para sair da União Europeia. Era suposto isso acontecer hoje, 29 de março de 2019.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, prometeu demitir-se se o Parlamento aprovasse o seu acordo do Brexit que, com apenas um voto, sofreu uma das maiores derrotas de sempre na história do órgão legislativo.

Na quarta-feira, membros do Parlamento votaram oito opções diferentes do Brexit e rejeitaram cada uma delas.

A UE concordou em alargar o prazo para o Brexit para 22 de maio se o acordo de retirada da primeira-ministra passasse no parlamento. Se fosse mais tarde, os britânicos teriam que participar nas eleições europeias, uma situação que nenhum dos lados está disposto a aceitar.

Se o acordo de May não for aprovado, o novo prazo para a saída britânica da UE será a 12 de abril, agravando o problema das fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Para aqueles que se opõem ao Brexit, e muitos que o apoiam, mas apenas com um acordo, o facto de não haver nenhum acordo é uma situação que receiam trazer imensos problemas ao país, como por exemplo a escassez de alimentos e medicamentos.

Com tantos avanços e recuos, os britânicos estão cansados do Brexit. A situação vivida pelo Reino Unido tem sido alvo de crítica e ricularização, nomeadamente no Twitter e Instagram.

Confira alguns dos memes partilhados nas redes sociais:

Instagram