Brexit

PM irlandês destaca coragem e determinação de Theresa May

POOL New

Primeiro-ministro da Irlanda destaca "a tenacidade, coragem e determinação" mostrada pela sua homóloga britânica, Theresa May, durante o "difícil processo do 'Brexit'".

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, assegurou, em comunicado divulgado depois de Theresa May anunciar a sua demissão, que conheceu "muito bem" a sua homóloga durante os contactos regulares que mantiveram sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, considerando que "tem princípios, honra e é profundamente apaixonada pelo país e pelo partido".


Varadkar acrescentou ainda querer "trabalhar em estreita colaboração" com o sucessor da primeira-ministra no Governo e desejou "o melhor para o futuro" de Theresa May.


Theresa May anunciou hoje que vai demitir-se da liderança do partido Conservador, desencadeando uma eleição interna cujo vencedor vai assumir a chefia do governo.


A demissão da liderança será formalizada na sexta-feira 07 de junho para que a eleição comece na semana seguinte.


Enquanto primeira-ministra, May não pode renunciar até que esteja em posição de dizer à rainha Isabel II quem esta deve nomear como sucessor, pelo que se mantém em funções até que o partido tenha eleito um novo líder, o que não deverá acontecer até o final de julho.

Lusa

  • Crime da Rua das Flores
    13:56
  • "Sabemos que não é caso isolado o que se passa no INEM até ao SNS"
    1:34
  • Capitão da seleção despede-se do futebol de praia
    0:55