Brexit

Brexit: Negociações para acordo comercial podem levar ainda semanas

VIRGINIA MAYO / POOL

Informação avançada pelo responsável da UE pelo processo da saída do Reino Unido.

O responsável da União Europeia (UE) para as negociações do Brexit, Michel Barnier, disse esta terça-feira que os trabalhos para um acordo justo entre os dois blocos podem levar semanas, em vésperas de uma cimeira sobre o tema.

Michel Barnier, que participou hoje na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da UE, salientou, numa mensagem divulgada na sua página na rede social Twitter, que os 27 irão prosseguir os trabalhos para fechar um acordo comercial justo com o Reino Unido "nos próximos dias e semanas".

O negociador-chefe da UE sublinhou ainda a unidade que os 27 hoje confirmaram, antes da reunião do Conselho Europeu destas quinta e sexta-feira, em que o tema do Brexit é um dos que domina a agenda, sendo o calendário cada vez mais apertado para se chegar a um acordo com Londres que possa entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2021.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fixou a próxima quinta-feira, 15 de outubro, como a data limite para se decidir sobre a manutenção das negociações com Bruxelas, enquanto a UE estica o prazo até final deste mês.

Desde que o Reino Unido abandonou formalmente o bloco europeu, em 31 de janeiro, os negociadores tentam fechar um acordo comercial que entre em vigor no final do período de transição (o último dia do ano).