Brexit

Mantém-se o impasse nas negociações do acordo comercial pós-Brexit

Correspondente SIC

Domingo é o novo prazo limite para um entendimento entre Londres e Bruxelas.

Terminou sem entendimento o jantar de quarta-feira à noite entre o primeiro-ministro britânico e a Presidente da Comissão Europeia.

O objetivo era tentar desbloquear as negociações do acordo de comércio livre entre o Reino Unido e a União Europeia para o pós-Brexit.

No Twitter, a Presidente da Comissão Europeia disse esta quinta-feira de manhã que não há garantias de que, mesmo havendo um acordo, ele entre em vigor a 1 de Janeiro e, por isso, propôs um plano de contingência.

O documento visa manter as ligações por terra e ar entre o Reino Unido e a União Europeia, bem como o acesso recíproco às águas europeias e britânicas a partir de 1 de Janeiro.

As pescas, as regras da concorrência e a resolução de conflitos judiciais, são os três principais entraves ao acordo comercial.

Os negociadores europeus e britânicos vão continuar a trabalhar. Domingo é o novo prazo limite para um entendimento entre Londres e Bruxelas.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão