Coronavírus

Governo demite responsável pela Linha SNS24

Esta demissão acontece 24 horas depois de António Costa ter garantido, no Parlamento, que não iria afastar ninguém durante a crise de coronavírus.

Especial Coronavírus

O Governo afastou Henrique Martins, o responsável pelo departamento dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a entidade que gere a Linha SNS24.

A notícia foi avançada pelo Observador e confirmada pela SIC.

Henrique Martins, que ocupava o cargo desde 2013, referiu não lhe ter sido dada qualquer justificação. Tinha terminado a comissão de serviço em dezembro, do ano passado, mas continuou no cargo até esta quinta-feira.

Luís Goes Pinheiro, antigo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa , é o substituto.

A saída acontece numa altura em que a Linha SNS24 está a ser duramente criticada devido à incapacidade de resposta face ao número de chamadas que tem vindo a receber devido ao coronavírus.

Médicos denunciam problemas na linha telefónica que valida casos suspeitos de Covid-19

Vários médicos têm relatado dificuldades em entrar em contacto com a linha telefónica, que valida casos suspeitos de Covid-19.

Durante uma sessão de esclarecimentos organizada pela Ordem dos Médicos, no Porto, foram partilhadas dúvidas, preocupações e episódios de doentes que ficaram longas horas à espera de uma decisão.

Linha Saúde 24 reforçada

Na passada segunda-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conjunto com o primeiro-ministro António Costa, anunciou o reforço da linha telefónica.

A diretora-geral da Saúde prevê que o número de chamadas para a Saúde 24 aumente quando surgirem mais casos de coronavírus em Portugal.

  • Um Presidente sem tempo a perder

    Opinião

    Donald Trump foi o pior Presidente dos EUA em 90 anos. Joe Biden tem o maior desafio do último século americano - mas está, nestes primeiros dias, a mostrar que pode estar à altura do que a maioria clara lhe pede.

    Germano Almeida