O primeiro-ministro revelou esta quarta-feira que qualquer decisão a propósito do eventual encerramento de escolas só será tomada esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, que se vai realizar, como habitualmente, esta quinta-feira de manhã.
Em Berlim, em declarações aos jornalistas à margem do encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, António Costa defendeu que deve ser evitada "a quebra da atividade laboral e dos rendimentos das famílias".
ENCONTRO COM OS PARTIDOS APÓS CONSELHO DE MINISTROS
António Costa convocou para esta quinta-feira os líderes de todos os partidos com assento parlamentar para dar conta das decisões que estão a ser tomadas pelo Governo sobre o coronavírus e para os ouvir sobre esta pandemia.

OMER MESSINGER
Dez entidades e 10 personalidades do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) estão esta quarta-feira reunidos para discutir medidas de contenção do Covid-19, doença que tem 61 casos confirmados em Portugal, como a possibilidade de antecipação das férias escolares da Páscoa.
CDS pressiona antecipação de férias escolares da Páscoa
Ainda hoje, o Presidente do CDS tinha pressionado o Governo a antecipar as férias escolares da Páscoa, de forma a evitar o contacto em grande escala de alunos e professores.
Francisco Rodrigues dos Santos entendia ser uma medida importante para a contenção do vírus.
Coronavírus declarado pandemia pela Organização Mundial de Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia. O coronavírus foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.300 mortos em 28 países e territórios. Portugal tem 61 casos confirmados.
OMS "profundamente preocupada com níveis alarmantes de disseminação"
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, mostra-se "profundamente preocupado com os níveis alarmantes de disseminação e gravidade".
Quem não cumprir isolamento pode ser punido até cinco anos de prisão
As pessoas que não cumprirem o isolamento social decretado pelas autoridades de saúde devido à doença Covid-19 podem ser punidos com uma pena de prisão até cinco anos, segundo o Código Penal.
O Plano Nacional de Preparação e Resposta à doença pelo novo coronavírus prevê que as autoridades de saúde possam ordenar "o isolamento coercivo" em "situações extremas" e de recusa do doente ou suspeito.
Veja aqui as cidades colocadas em quarentena para impedir a propagação do coronavírus.
ACOMPANHE AQUI AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES AO MINUTO
Veja também:
- Mais 196 mortos em Itália num dia devido ao coronavírus
- OMS mantém avaliação de risco do Covid-19 apesar de declarar pandemia
- Governo britânico anuncia pacote de 34 mil milhões de euros para estimular economia
- OMS "profundamente preocupada com níveis alarmantes de disseminação"
- CDS pressiona antecipação de férias escolares da Páscoa
- Suécia regista primeira morte por infeção do coronavírus