Coronavírus

Idosa de lar de Serpa infetada com covid-19 e internada em Beja

Luca Bruno/ AP

Na sequência deste caso confirmado de covid-19, foram iniciados testes aos utentes e funcionários do lar.

Especial Coronavírus

Uma idosa de 80 anos, utente de um lar no concelho de Serpa (Beja), está infetada com covid-19 e internada desde terça-feira no hospital de Beja, indicou esta quarta-feira o gabinete de comunicação da unidade hospitalar.

A doente "foi testada", tendo o resultado confirmado a infeção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e encontra-se "internada, desde terça-feira, numa enfermaria, num piso dedicado a doentes covid-19", no Hospital José Joaquim Fernandes, integrado na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), disse a mesma fonte contactada pela agência Lusa.

A administração da ULSBA destacou à Lusa que a utente internada encontra-se "estável".

A idosa, utente do lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, em Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa, foi transportada para a unidade hospitalar, na segunda-feira, por elementos da corporação dos bombeiros local.

SIGA AQUI AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

"Fomos solicitados, a pedido da Linha SNS24, na segunda-feira, para realizar o transporte da mulher para o hospital de Beja, por suspeita de covid-19", afirmou à Lusa o comandante da corporação, José Cataluna, explicando que a idosa foi "transportada com todos os cuidados" e ficou na unidade hospitalar.

O presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires, esclareceu esta quarta-feira à Lusa que o Lar do Centro Social São Jorge e Senhora das Pazes, "o único" existente em Vila Verde de Ficalho, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e "tem acordo com a Segurança Social".

Na sequência deste caso confirmado de covid-19, foram iniciados testes aos utentes e funcionários, frisou.

"Ao final da tarde e até à noite de terça-feira, foram feitos os testes a todos os utentes", ou seja, aos "cerca de 30" idosos que o lar acolhe, disse o autarca.

Segundo Tomé Pires, "hoje estava previsto fazer o teste a todos os trabalhadores", que são também "cerca de 30".

"É uma operação da autoridade local de Saúde de Serpa e de uma equipa da ULSBA", que está encarregue "da realização dos testes", acrescentou o presidente da câmara, que disse não saber ainda quais os resultados dos mesmos.

A administração da ULSBA confirmou à Lusa que todos os cerca de 30 utentes do lar já foram testados na terça-feira, mas disse desconhecer ainda os resultados, e que os funcionários "estão hoje a ser testados".

"A equipa de Saúde Pública está a acompanhar a situação de acordo com o preconizado, quer no lar, quer nos contactos relacionados", acrescentou a administração.

Os números do coronavírus

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 54 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

  • Uma Casa Cheia
    13:06