Coronavírus

Proteção Civil cria linha telefónica para apoio psicossocial aos bombeiros

CARLOS BARROSO

Linha é uma "resposta adicional" às corporações de bombeiros, seja de voluntários ou profissionais, no âmbito da Covid-19.

Especial Coronavírus

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou esta terça-feira uma linha telefónica para apoio psicossocial aos bombeiros que têm de lidar com situações que envolvam emergências no âmbito da pandemia de Covid-19.

Esta linha é uma "resposta adicional" às corporações de bombeiros, seja de voluntários ou profissionais, no âmbito da Covid-19, disse à Lusa o responsável pela Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social da ANEPC.

Rui Ângelo avançou que a linha está à disposição dos comandantes dos bombeiros, sendo depois feita uma avaliação e triagem pelas equipas de apoio psicossocial da Proteção Civil e, em caso de necessidade, será contactado o bombeiro.

Segundo a ANEPC, no âmbito da resposta nacional à pandemia Covid-19 os corpos de bombeiros "estão sujeitos a uma elevada exigência emocional", designadamente pela continuidade da atividade normal e pela ação específica de emergência pré-hospitalar que, por exemplo, pode contemplar o transporte de vítimas suspeitas ou com teste positivo de Covid-19.

Rui Ângelo precisou que os bombeiros estão a passar por uma "maior pressão" nesta altura e, muitas vezes, em transporte de emergência pré-hospitalar só sabem mais tarde que o doente estava infetado com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

As equipas de apoio psicossocial da ANEPC, constituídas por bombeiros voluntários que simultaneamente são psicólogos e assistentes sociais, prestam apoio psicológico e social aos bombeiros e às suas famílias desde 2011.

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