Coronavírus

Associação alerta que veículos sinistrados devem ser avaliados em oficinas

Pavel Rebrov

Algumas seguradoras têm realizado peritagens por videoconferência.

Especial Coronavírus

A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) indicou esta quarta-feira que, face ao estado de emergência devido à covid-19, algumas seguradoras têm realizado peritagens por videoconferência, sublinhando que a avaliação deve ser feita em oficinas para a identificação dos danos.

"Durante a vigência do estado de emergência, alegadamente, algumas companhias seguradoras têm pugnado pela realização de peritagem através de videoconferência, a partir da habitação dos lesados [...]. Por outro lado, outras companhias têm feito deslocar os seus peritos junto dos veículos sinistrados, realizando peritagens porta a porta", indicou, em comunicado, a ARAN.

Assim, conforme apontou a associação, os acordos quanto ao valor das indemnizações podem ser firmados "de imediato", sem pagamento dos correspondentes impostos, o que inviabiliza reparações "na medida em que, caso os lesados queiram proceder posteriormente à reparação, terão de suportar do seu bolso o IVA respetivo".

Posto isto, a ARAN defendeu que, apesar de ser adequada a realização de peritagens por videoconferência, também deve ser "acautelada uma adequada avaliação dos danos dos veículos sinistrados em locais apropriados para esse efeito, ou seja, nas oficinas, pois dos acidentes poderão até ter resultado danos aparentes que não são possíveis de identificar por quem não tenha conhecimento especializado" e pôr em causa a segurança rodoviária.

Adicionalmente, a associação referiu que muitas oficinas têm disponibilizados serviços de recolha e entrega de veículos em casa, relembrando que esta atividade, no âmbito do estado de emergência, foi considerada como essencial, pelo que, "se afigura fundamental" que a segurança seja acautelada.

"Cumpre à ARAN manifestar o seu veemente repúdio em relação à alegada prática", concluiu.

ACOMPANHE AQUI AO MINUTO TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A COVID-19