Coronavírus

50 marinheiros infetados com coronavírus no porta-aviões Charles de Gaulle

Ritzau Scanpix Denmark

Três marinheiros foram retirados por via aérea para um hospital militar em Toulon.

Especial Coronavírus

Cinquenta membros da tripulação a bordo do porta-aviões de França Charles de Gaulle, testaram positivo para o novo coronavírus, informou a ministra da Defesa francesa, Florence Parly, esta sexta-feira.

Em comunicado, acrescentou que três marinheiros foram retirados por via aérea para um hospital militar em Toulon, no sul de França.

O navio, atualmente no Atlântico, estava a caminho do Mediterrâneo para um regresso planeado inicialmente para Toulon, a 23 de abril.

"Os marinheiros com sintomas foram colocados em confinamento isolado, como precaução relativamente à restante da tripulação. Nenhum agravamento (de sintomas) foi observado entre esses pacientes", esclareceu esta quinta-feira o Ministério da Defesa.

A ministra Florence Parly reafirmou também que a Covid-19 não impede que as forças armadas continuem todas as suas missões.

O porta-aviões tem uma equipa médica de cerca de 20 pessoas (médicos, enfermeiros e cirurgiões). Há também um quarto de internamento com uma dúzia de camas, ventiladores, um scanner e ainda "um espaço de confinamento para 100 pessoas".

A pandemia de Covid-19 já atingiu o porta-aviões norte-americano Theodore Roosevelt, no Pacífico. A gestão desta crise por parte das autoridades americanas, que se recusaram a evacuar o navio e depois demitiram o comandante, levou à demissão do secretário da Marinha dos EUA.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 94 mil.


Dos casos de infeção, mais de 316 mil são considerados curados.


Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

ACOMPANHE AQUI AO MINUTO TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A COVID-19

ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS