Coronavírus

O que tem sido feito para melhorar o Facebook em tempos de pandemia

Dado Ruvic

Facebook já direcionou mais de 2 mil milhões de pessoas para autoridades de saúde.

Saiba mais...

O Facebook anunciou esta terça-feira que já direcionou "mais de dois mil milhões de pessoas" a recursos de autoridades de saúde através do seu Centro de Informação Covid-19 e 'pop-ups' na rede social e no Instagram.

"Até ao momento, direcionámos mais de dois mil milhões de pessoas para recursos das autoridades de saúde através do nosso Centro de Informação Covid-19 e 'pop-ups' [janelas] no Facebook e Instagram", refere.

Durante o mês de abril, "colocámos rótulos de alerta em cerca de 50 milhões de conteúdos relacionados com a covid-19 no Facebook, assente em 7.500 artigos dos nossos parceiros independentes de verificação de factos ['fact-checking'] ", acrescentou.

"Conhecemos este trabalho porque, em 95% das vezes, as pessoas quando veem conteúdos com este rótulo de alerta não 'clicam' para visualizar", salienta a rede social.

Conteúdos falsos apagados

Além disso, desde 1 de março que "removemos mais de 2,5 milhões de peças de conteúdo orgânico para a venda de máscaras, desinfetantes para as mãos, toalhetes desinfetantes para superfícies e 'kits' de teste para a covid-19", refere ainda o Facebook.

Até agora, "removemos centenas de milhares de peças de desinformação que poderiam levar a danos físicos iminentes", tais como curas infalíveis para a cura do novo coronavírus ou afirmações que o vírus é tão perigoso como uma constipação vulgar.

Nos últimos anos, "a empresa esteve focada na criação de ferramentas, equipas e tecnologias que protejam as eleições de interferência externa, que previnam a propagação de desinformação e protejam as pessoas de conteúdo nocivo.

É por isso que quando começou a crise da covid-19, o Facebook tinha ao seu dispor as ferramentas e processos para se mover rapidamente e continuar a rever e a remover o conteúdo que fosse uma violação dos 'Padrões de Comunidade'", refere a rede social.

"Quando a empresa decidiu que os revisores do conteúdo deviam começar a trabalhar remotamente, também decidiu aumentar a confiança em sistemas automatizados e deixar o conteúdo mais grave nas mãos dos revisores, que garantem a segurança das aplicações do Facebook durante este período", acrescenta.

O Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade 2020 refere-se somente os dados até março deste ano e não reflete o impacto total das mudanças que o Facebook incutiu durante a epidemia, salienta a empresa.

"A expectativa é que o impacto destas mudanças estejam presentes no próximo relatório, e possivelmente até depois, e o Facebook promete transparência durante este processo", garante.

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino