Coronavírus

Trump anuncia saída dos EUA da Organização Mundial de Saúde

Jonathan Ernst

Presidente dos Estados Unidos diz que vai redirecionar os fundos destinados à OMS para outras necessidades de saúde pública.

Especial Coronavírus

Durante uma conferência de imprensa, esta sexta-feira, Donald Trump anunciou que os Estados Unidos vão cortar relações com a OMS.

"Como não conseguiram fazer as reformas necessárias, terminamos a nossa relação com a Organização Mundial da Saúde e vamos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que mereçam", disse Donald Trump.

Donald Trump alega que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.

O Presidente norte-americano tinha feito um ultimato, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu modus operandi.

Em abril, Trump decidiu suspender o financiamento pago pelos Estados Unidos à Organização Mundial de Saúde

O Presidente norte-americano queria que a OMS fosse primeiro investigada pela forma como estava a gerir a crise que o planeta atravessa.

Na altura, as Nações Unidas avisaram que não era hora para cortar os fundos da Organização Mundial de Saúde. E a decisão foi vista como uma forma de transferir a culpa pelo número de vítimas que se acumulam nos Estados Unidos.

Trump suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

Trump acusa a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de Covid-19 e de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, que aumentou os riscos da crise sanitária global.

"A China tem o controlo total sobre a OMS, apesar de só pagar 40 milhões de dólares por ano"

Os Estados Unidos retiram agora o apoio à Organização Mundial de Saúde.

  • Uma Casa Cheia
    13:06