Coronavírus

Empresas dos Açores já podem concorrer a linha de crédito de 150 milhões de euros

EDUARDO COSTA

Candidaturas já estão abertas, podendo ser submetidas até 31 de dezembro junto de qualquer instituição bancária.

Especial Coronavírus

As empresas açorianas já podem concorrer à linha de crédito criada para mitigar os efeitos da Covid-19, reforçada em 150 milhões de euros para apoiar o setor empresarial regional, anunciou hoje a vice-presidência do Governo Regional.

"As candidaturas à linha específica Covid-19 de apoio às empresas dos Açores, para garantir o acesso das empresas da região às linhas de crédito nacionais, já estão abertas, podendo ser submetidas até 31 de dezembro junto de qualquer instituição bancária", assinala o executivo açoriano em comunicado de imprensa.

Segundo a vice-presidência, o reforço de 150 milhões de euros no acesso às linhas de crédito nacionais permitem assegurar a "liquidez às empresas que até aqui não conseguiram aceder a este apoio financeiro pelo esgotamento da dotação nacional".

Segundo o Governo dos Açores, esta medida assegura condições de financiamento "muito vantajosas" para as empresas regionais, com um período de empréstimo até seis anos e taxa de juros "muito baixa".

A vice-presidência, que tutela a área económica e financeira e é liderada por Sérgio Ávila, realça que a garantia dada pelo executivo açoriano alarga "substancialmente a possibilidade de aprovação de crédito" para as empresas regionais.

"Através deste apoio extraordinário do Governo Regional, as empresas açorianas passam a ser as únicas do país que mantêm o acesso às linhas de crédito nacionais Covid-19 de forma imediata, potenciando as que, entretanto, já foram implementadas e operacionalizadas", realça a nota de imprensa.

  • 21:07