As empresas açorianas já podem concorrer à linha de crédito criada para mitigar os efeitos da Covid-19, reforçada em 150 milhões de euros para apoiar o setor empresarial regional, anunciou hoje a vice-presidência do Governo Regional.
"As candidaturas à linha específica Covid-19 de apoio às empresas dos Açores, para garantir o acesso das empresas da região às linhas de crédito nacionais, já estão abertas, podendo ser submetidas até 31 de dezembro junto de qualquer instituição bancária", assinala o executivo açoriano em comunicado de imprensa.
Segundo a vice-presidência, o reforço de 150 milhões de euros no acesso às linhas de crédito nacionais permitem assegurar a "liquidez às empresas que até aqui não conseguiram aceder a este apoio financeiro pelo esgotamento da dotação nacional".
Segundo o Governo dos Açores, esta medida assegura condições de financiamento "muito vantajosas" para as empresas regionais, com um período de empréstimo até seis anos e taxa de juros "muito baixa".
A vice-presidência, que tutela a área económica e financeira e é liderada por Sérgio Ávila, realça que a garantia dada pelo executivo açoriano alarga "substancialmente a possibilidade de aprovação de crédito" para as empresas regionais.
"Através deste apoio extraordinário do Governo Regional, as empresas açorianas passam a ser as únicas do país que mantêm o acesso às linhas de crédito nacionais Covid-19 de forma imediata, potenciando as que, entretanto, já foram implementadas e operacionalizadas", realça a nota de imprensa.