Coronavírus

Perto de 8 mil casos ativos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo

Perto de 8 mil casos ativos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo

Ministra explica problema na contabilização do número de infetados.

Especial Coronavírus

Na Conferência de Imprensa desta sexta-feira, a ministra da Saúde avançou que há quase 8 mil casos de ativos na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou sexta-feira 80% dos novos casos de covid-19, com 300 das 374 novas infeções reportadas desde quinta-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Contudo, segundo referiu a ministra da Saúde, Marta Temido, os dados do boletim epidemiológico divulgado sexta-feira referentes a LVT têm apenas "como fonte os dados agregados dos respetivos ACES".(Agrupamentos de Centros de Saúde).

De acordo com o semanário Expresso, há laboratórios, universidades e médicos que não registam os casos positivos de Covid--19.

Há, por exemplo, diferenças entre o número total de infeções e a distribuição por concelhos, como é o caso do Porto ou Lousada, que estão há semanas sem novos infetados, mas os hospitais negam esses números.

Os profissionais e antigos responsáveis na Saúde questionam mesmo a real dimensão da pandemia em Portugal.

Atraso na divulgação dos números diários

A ministra da Saúde Marta Temido anunciou ao final da tarde desta sexta-feira os números das novas infeções e óbitos causados pela Covid-19 em Portugal.

Na conferência de imprensa, reconheu que há um problema com cerca de 200 casos - de um parceiro privado - que pode levar a uma atualização dos números.

VEJA MAIS NO ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

As notícias mais recentes em https://sicnoticias.pt/ultimas