Coronavírus

Covid-19: China regista dois novos casos, todos oriundos do exterior

Estafeta faz uma pausa durante o turno em Pequim,China.

Thomas Peter

Infeções foram diagnosticadas nas províncias de Liaoning (nordeste) e Cantão (sul).

Especial Coronavírus

A China registou nas últimas 24 horas dois novos casos da Covid-19, todos importados do exterior, indicaram hoje as autoridades chinesas.

Estas duas infeções foram diagnosticadas nas províncias de Liaoning (nordeste) e Cantão (sul), todos viajantes oriundos do exterior, segundo a Comissão Nacional de Saúde da China.

Pequim, onde se registou um surto com origem no maior mercado abastecedor da cidade, no mês passado, voltou a não diagnosticar novos casos, pelo quinto consecutivo.

Este é também o quinto dia consecutivo sem transmissão local na China.

Os dois casos totais anunciados hoje representam uma continuação da tendência - abaixo dos dez - dos últimos dias: quatro casos foram detetados na quinta-feira, nove na quarta-feira, sete na terça-feira e oito na segunda-feira.

As autoridades de saúde detalharam ainda que, até à meia-noite (17:00 de sexta-feira em Lisboa), 14 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 330, três dos quais se encontram em estado grave.

A Comissão Nacional de Saúde não anunciou novas mortes por Covid-19.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia, a China registou 83.587 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 556 mil mortos e infetou mais de 12,36 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.646 pessoas das 45.679 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.