Coronavírus

Los Angeles vai cortar água e eletricidade a casas onde há festas

Medida entra em vigor já esta sexta-feira.

Especial Coronavírus

O autarca da cidade norte-americana de Los Angeles informou que poderá autorizar o corte de água e eletricidade nas casas onde habitualmente existem ajuntamentos ou festas apesar das restrições para travar o contágio da Covid-19.

Segundo a BBC, a medida entra em vigor na sexta-feira, numa altura em que o estado da Califórnia é um dos mais afetados pela pandemia, registando mais de 532 mil casos e mais de 9,800 mortes. A cidade de Los Angeles é das que regista números diários mais elevados.

Em julho, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ordenou a paragem imediata de “atividades interiores” em restaurantes, bares e espaços de entretenimento. Apesar disso, as autoridades de Los Angeles têm reportado um aumento no número de festas em casas, geralmente arrendadas para o efeito.

No início desta semana, uma mulher foi atingida a tiro mortalmente numa festa com cerca de 200 pessoas no bairro de Beverly Crest.

“As consequências vão muito além destas festas, propagam-se pela comunidade inteira porque o vírus se espalha muito facilmente”, explicou o autarca Eric Garcetti.

Os Estados Unidos continuam a ser um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, registando já mais de 4,8 milhões de casos e pelo menos 158.268 mortes.