Coronavírus

Portugal e Suécia: os países com maior redução de novos casos de Covid-19

O número de internamentos tem diminuído desde março, em Portugal.

Especial Coronavírus

O impacto da Covid-19 tem-se revelado muito instável e com inesperadas variações na Europa. Alguns países que há umas semanas estavam na lista negra, estão agora entre os que têm menos contágios.

O centro europeu que analisa a o novo coronavírus revelou que Portugal e Suécia são os países com melhor variação no número de contágios.

A análise quinzenal do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças revela que apenas cinco países registam menos novos casos de Covid-19.

OMS discute com a Rússia nova vacina contra a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as autoridades de saúde russas estão a discutir o processo para uma possível pré-qualificação da OMS para sua vacina contra a Covid-19 recém-aprovada, disse um porta-voz da OMS esta terça-feira.

O Presidente Vladimir Putin disse que a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a conceder aprovação regulamentar para uma vacina contra a Covid-19 depois de menos de dois meses de testes em humanos.

"Estamos em contacto próximo com as autoridades de saúde russas e as discussões estão em andamento em relação à possível pré-qualificação da vacina pela OMS, mas, novamente, a pré-qualificação de qualquer vacina inclui a revisão e avaliação rigorosa de todos os dados de segurança e eficácia exigidos", disse o porta-voz da OMS.

VACINA RUSSA CONTRA A COVID-19 CHAMA-SE "SPUTNIK V" E FOI PEDIDA POR 20 PAÍSES

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países.

De acordo com fontes oficiais russas, "20 países já pré-encomendaram um milhão de doses da vacina russa".

"Mais de um milhão de doses" já foram pré-encomendadas por "20 países estrangeiros" disse Kirill Dmitriev, presidente do conselho de administração do Russian Direct Investment, o fundo soberano russo envolvido na investigação científica e no financiamento das pesquisas.

A vacina contra o SARS CoV-2 desenvolvida pelos cientistas russos chama-se "Sputnik V" (o "V" significa "vacina") em referência ao satélite soviético, o primeiro aparelho espacial a ser lançado para a órbita do planeta Terra, disse hoje Vladimir Putin.

JORNALISTA JOSÉ MILHAZES CONSIDERA PREMATURO O ANÚNCIO DA VACINA CONTRA A COVID-19

A vacina russa contra o novo coronavírus só vai começar a ser distribuída a partir do dia 1 de Janeiro de 2021.

O jornalista José Milhazes considera que o anúncio é prematuro e fala em propaganda russa.