Coronavírus

Covid-19. Mais de 9.000 casos registados em França pelo segundo dia consecutivo

Charles Platiau

Número total de casos confirmados desde o início da pandemia no país é agora de 363.350.

Especial Coronavírus

França registou 9.406 novos casos de contágio e 40 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, revelaram esta sexta-feira as autoridades francesas.

O número total de casos confirmados no país é agora de 363.350. A taxa de positividade dos testes mantém-se nos 5,4% (há um mês a percentagem era de 1,6%).

Ainda nas últimas 24 horas foram registados 40 mortos devido ao vírus, elevando o número total de óbitos devido à doença para 30.893 desde o início da pandemia no país. 20.378 destas pessoas morreram no hospital.

Esta semana foram hospitalizadas 2.357 pessoas em França e houve 389 novas admissões nos cuidados intensivos.

O número de focos de contaminação está também a aumentar com 106 novos focos a serem identificados nas últimas 24 horas, havendo atualmente 715 focos ativos em França.

Esta sexta-feira, depois de mais um Conselho de Defesa dedicado à covid-19, que reuniu o Presidente, Emmanuel Macron, membros do Governo e especialistas de diversos campos face à pandemia, o primeiro-ministro admitiu que foi constatada "uma degradação manifesta" e que "o vírus circula cada vez mais em França".

Jean Castex, primeiro-ministro, numa conferência de imprensa na sua residência oficial, reforçou que o país "não vai entrar numa lógica de confinamento generalizado", mas indicou que há agora 42 regiões no nível máximo de alerta em relação à pandemia, deixando às autoridades locais a liberdade de adotarem medidas mais restritivas.

Veja também: