O jogo entre o Sporting e o Gil Vicente, marcado para este sábado às 18:30, foi esta quinta-feira adiado devido aos casos de covid-19 em ambas as equipas.
A SIC sabe que as autoridades de saúde da ARS Norte consideram não estarem reunidas as condições para a realização da partida. Esta quinta-feira, o Gil Vicente recebeu ordem do delegado de saúde regional para não treinar.
Através de um comunicado enviado às redações, o Gil Vicente confirmou o adiamento do jogo e a existência de 19 casos de covid-19 no clube, entre os quais 11 jogadores e oito elementos da equipa técnica.
"Na sequência da informação facultada e da avaliação de risco face aos resultados obtidos em teste de pesquisa de SARS-CoV-2, no cumprimento das competências atribuídas às Autoridades de Saúde, foi decidido pelas Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local, não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo do dia 19/09/2020."
Entre os infetados, estão os treinadores das duas equipas, Rúben Amorim e Rui Almeida. O Sporting tem pelo menos oito jogadores e um membro do staff infetados.
A partida da 1.ª jornada do campeonato estava marcada para o Estádio de Alvalade. Agora, será a Liga de Clubes que vai decidir uma nova data para o duelo entre as duas equipas.
O resultado da reunião entre a Liga e as autoridades de saúde
Apesar do número de casos de Covid-19 detetados entre jogadores da I Liga e do segundo escalão, o campeonado de futebol vai recomeçar na data prevista.
A Liga de Clubes esteve reunida na segunda-feira com as autoridades de saúde e do encontro saíram algumas certezas.
O campeonato arranca na sexta-feira, e pelo menos até outubro os jogos serão à porta fechada. O adiamento dos jogos depende da evolução dos casos.
- Covid-19: Marítimo com resultados negativos depois de defrontar o Sporting
- Futebol com distanciamento social? Alemães tentaram e o resultado foi este
“É melhor estarmos preparados para haver muitos jogos adiados”
Rui Santos diz que a solução poderia ter sido a criação de um formato competitivo diferente, reduzindo o número de jogos.