Coronavírus

Marcelo garante que regras foram cumpridas na reunião do Conselho de Estado

"Houve todas as precauções de distanciamento dos membros do Conselho de Estado" 

Especial Coronavírus

António Lobo Xavier é o único conselheiro de Estado infetado com covid-19. Todos fizeram o teste, depois de o advogado e comentador político ter testado positivo.

O Presidente da República garante que as regras de segurança foram cumpridas na reunião do Conselho de Estado.

Aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que não constitui perigo para ninguém e revelou que manteve quase todos os compromissos presenciais.

Não há mais casos positivos entre os conselheiros de Estado

O alarme soou no domingo, cinco dias depois da reunião do Conselho de Estado, onde esteve também a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e o primeiro-ministro, António Costa, souberam logo que estavam negativos.

O mesmo aconteceu com os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Cavaco Silva, o antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão e os conselheiros Leonor Beleza e Francisco Louçã, que se sentaram ao lado de Lobo Xavier.

Três dos 19 conselheiros participaram por videoconferência e o ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, faltou.

Rui Rio deu a conhecer o resultado do teste através da rede social Twitter onde também se queixou de não ter sido alertado para o caso positivo pela aplicação Stayaway Covid.