Coronavírus

Depois de revelar mil novos casos, Lacerda Sales avisa que país tem de se preparar para o que aí vem

Primeiro-ministro já tinha antecipado em setembro este aumento.

Especial Coronavírus

Portugal tem mais de mil novos casos esta quinta-feira, situação apenas registada duas vezes em Portugal, uma no final de março e outra a 10 de abril.

A revelação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, antecipando o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

Numa visita ao Hospital de Braga, Lacerda Sales alertou ainda: "Temos de nos preparar para o que aí vem".

António Costa no final da última reunião de urgência do gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, a 18 de setembro, tinha deixado alguns apelos ao portugueses, mas também um alerta: "estamos a sofrer um forte crescimento de novos casos diariamente, a manter-se esta tendência seguramente na próxima semana chegaremos a 1.000 novos casos por dia".

O primeiro-ministro há três semanas já tinha antecipado este cenário, mas só agora Portugal atingiu os mil casos em 24 horas.

Na altura, Costa defendeu que "o controlo da pandemia depende da responsabilidade pessoal de cada um" e insistia que nesta fase o país não pode voltar a parar.

Diogo Serra Lopes, secretário de Estado da Saúde, garantiu que o plano para outono-inverno está a ser melhorado e a versão final será apresentada em breve.

Na próxima semana, o Governo tem que decidir sobre as medidas da situação de contingência em que todo o país está até 15 de outubro.