Coronavírus

Covid-19. Teste realizado pelo Presidente da República dá negativo

HUGO DELGADO

A realização deste teste já estava prevista para esta segunda-feira, antes da deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à Bélgica.

Saiba mais...

O teste para diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizado esta segunda-feira pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, deu resultado negativo, segundo fonte da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, a realização deste teste já estava prevista para esta segunda-feira, antes da deslocação do Presidente da República a Bruges, na Bélgica, onde vai dar a aula inaugural do ano académico 2020/2021 do Colégio da Europa, na terça-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve há oito dias numa iniciativa com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a quem entretanto foi diagnosticada infeção com o novo coronavírus, divulgada neste domingo.

No entanto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu esta segunda-feira que esse encontro com cientistas em que ambos participaram no dia 4 de outubro, no Antigo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, aconteceu ainda "antes da fase infecciosa" do ministro e, portanto, sem risco de infeção para o Presidente da República.

Depois de ter sabido que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier estava infetado com o vírus que provoca a doença covid-19, o Presidente da República informou ter realizado três testes de diagnóstico nos dias que se seguiram à reunião de 29 de setembro do Conselho de Estado, todos com resultado negativo.

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia