Coronavírus

Portugal regista a pior semana a nível de novos casos desde o início da pandemia

Rafael Marchante

Números têm disparado todos os dias.

Especial Coronavírus

O número de novos infetados com o coronavírus em Portugal na semana passada atingiu o valor mais elevado desde o início da pandemia, com 7.513 novos casos registados.

Número que supera em mais de dois mil casos o valor registado na segunda pior semana da pandemia, que foi em abril.

Os números da semana passada

Na segunda-feira o país teve 734 novos casos. Na terça-feira o valor baixou para 427, na quarta disparou para 944 e desde então até domingo têm sido registados sempre mais de 1.000 casos por dia.

O sábado foi o pior dia da pandemia, com um número recorde de novos casos, 1.646.

Marcelo diz confiar no sistema de saúde para dar resposta a uma 2.ª vaga

O presidente da República afirmou no domingo confiar no Sistema Nacional de Saúde para enfrentar uma segunda vaga da pandemia de covid -19, considerando que "temos hoje" uma "capacidade de estrutura, organização e experiencia que não havia" há sete meses.

"Estes números mostram que já estamos na segunda vaga"

A Ordem dos Médicos não tem dúvidas que Portugal já está numa segunda vaga da pandemia do novo coronavírus e que há falhas no Serviço Nacional de Saúde que exigem mudanças estruturais.

Em causa está o número e a formação dos médicos, que estão há seis meses sob pressão e ainda não foram devidamente compensados.

Na SIC Notícias, Alexandre Valentim Lourenço da Ordem dos Médicos do Sul lembrou que a mortalidade aumentou desde março e o sistema não pode esquecer todas as outras patologias.

Veja também: