Óscar Felgueiras, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, esteve esta quarta-feira na Edição da Tarde, da SIC Notícias, para analisar os números da covid-19 em Portugal.
Para o investigador, o aumento dos casos diários de covid-19 não é "uma surpresa" e era "previsível" esta semana ultrapassar as duas mil infeções por dia. Ainda assim, não acredita que os casos diários cheguem aos três mil já esta semana, como afirmou esta quarta-feira a ministra da saúde.
Óscar Felgueiras diz que o "problema principal" agora é que, ao contrário do pico de abril em que havia uma "certa estabilização", "estamos numa altura de plena rampa de lançamento".
O investigador defende que, apesar de não ser o único fator, o comportamento das pessoas é das principais causas para este aumento.
"A única coisa que pode alterar esta progressão é a alteração de comportamentos"
Esta quarta-feira, na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificados mais 802 novos casos de infeção e o Norte regista hoje mais 1001 novos casos de covid-19.
Óscar Felgueiras fala no "crescimento explosivo" no Norte, que não mostra sinais de abrandamento, e que em Lisboa e Vale do Tejo está a dar sinais de aumento, apesar do abrandamento dos últimos tempos.
PORTUGAL REGISTA MAIS 7 MORTES E 2.072 NOVOS CASOS DE COVID-19
Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 7 mortos relacionados com a Covid-19 e 2.072 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.117 mortes e 91.193 casos de infeção, estando ativos 34.583 casos, mais 1.619 do que na terça-feira.
GOVERNO ATIVA ESTADO DE CALAMIDADE EM TODO O PAÍS
O Conselho de Ministros decidiu esta quarta-feira elevar o nível de alerta em todo o território para estado de calamidade. Numa comunicação ao país, o primeiro-ministro classificou a evolução da pandemia no país como “grave”.
A partir das 24h00 de hoje entram em vigor uma série de novas medidas para controlar a propagação da pandemia. São elas:
-
Proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 5 pessoas. Limitação aplica-se também a espaços comerciais e de restauração.
-
Limitação a máximo de 50 pessoas em eventos de natureza familiar como casamentos e batizados.
-
Proibidos festejos académicos e atividades de caráter não letivo.
- Reforço das ações de fiscalização das forças de segurança e ASAE.
- Agravamento até 10 mil euros das coimas às pessoas coletivas que não cumpram regras de lotação e distanciamento.